16/10/2010 – Associação de LGBT divulga carta a Dilma e Serra (G1)

16 de outubro, 2010

(Portal G1) A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulgou carta aberta ao presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) em que cobra mais respeito à diversidade sexual e à pluralidade de cultura e religião.

A carta pede o reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo e a criminalização da discriminação e da violência homofóbica, critica o preconceito, o machismo e a homofobia na campanha eleitoral à Presidência.

“Queremos ter o direito à igualdade proclamada pela Constituição Federal, queremos ter nossos direitos civis, queremos o reconhecimento dos nossos direitos humanos. Nossa pauta passa, portanto, entre outras questões, pelo imediato reconhecimento da união estável entre pessoas do mesmo sexo e pela criminalização da discriminação e da violência homofóbica”, diz trecho da carta.”

A carta ressalta algumas ações implementadas nos governos em que Dilma e Serra participaram e que se direcionam à população LGBT. Após listar essas medidas, a ABGLT pede aos presidenciáveis: “Não maculem suas biografias e trajetórias. Não neguem seu passado de luta contra o obscurantismo”.

Embora o conteúdo da carta não contemple de forma incisa a questão do aborto, Toni Reis, presidente da  ABGLT, ressalta que a entidade tem profunda solidariedade “com as mulheres que estão morrendo ao fazer aborto ilegal no Brasil, especialmente as mais pobres”.

Leia as matérias em pdf:
Associação de LGBT divulga carta a Dilma e Serra (Portal G1  – 16/10/2010)
Em carta, gays cobram ‘respeito’ de candidatos (O Estado de S. Paulo – 16/10/2010)

Acesse também a Carta Aberta à População Brasileira, divulgada pela Liga Brasileira de Lésbicas

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas