17/06/2010 – Obesas engravidam mais sem desejar (Folha)

18 de junho, 2010

(Folha de S.Paulo) Estudo sobre peso e sexualidade publicado no British Medical Journal revelou que as mulheres obesas protegem-se menos ao ter relações sexuais, afirmam não ligar para sexo e têm menos parceiros. Medo de rejeição pode explicar a dificuldade de exigir do parceiro um método de prevenção, diz a médica Claudia Cozer, diretora da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

O levantamento ouviu mais de 12 mil moradores da França, com idades entre 18 e 69 anos, divididos em três grupos: com peso normal, com sobrepeso e obesos.

Entre as obesas, a taxa de gravidez não planejada chega a ser quatro vezes maior. A médica explica que muitas acham que não vão engravidar porque têm ciclos menstruais irregulares e passam meses sem menstruar. “Elas não mantêm regularmente um método contraceptivo por desinformação, medo de tomar pílula e engordar mais ou pequeno número de parceiros”, afirma.

Para Nilson Roberto de Melo, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, boa parte dos médicos evita falar em sexualidade, o que acaba representando um problema para as menos escolarizadas, que desconhecem as consequências negativas da obesidade. “Quando a mulher está acima do peso, deve ser avisada de que pode ter ciclos irregulares”, diz Melo.

Leia na íntegra: Obesas engravidam mais sem desejar (Folha de S.Paulo – 17/06/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas