18/04/2013 – Grupo de mulheres luta em Jerusalém por acesso ao Muro das Lamentações

18 de abril, 2013

Ultraortodoxos, que controlam o local, não querem presença de organização no espaço considerado o mais sagrado do judaísmo

(Folha de S.Paulo) Quando Bonnie Ras, 54, imigrou para Israel em 2010 o Muro das Lamentações era para ela símbolo da união entre os judeus de todo o mundo.

Ao chegar ao país vinda dos Estados Unidos, porém, ela concluiu que o lugar mais sagrado do judaísmo significaria a segregação.

Ras foi detida na semana passada, ao lado de outras quatro mulheres, sob a acusação de desordem e de não respeitar as tradições do lugar. Elas irão à corte no dia 24 deste mês.

Entre os fatores que causaram indignação aos judeus chamados haredim (ultraortodoxos), que controlam acesso ao local, estava o fato de elas vestirem xales de reza e filactérios (faixas com inscrições religiosas). São apetrechos reservados aos homens.

Os ultraortodoxos não são contra a presença de mulheres no local, mas à forma como o grupo de Ras, o Mulheres do Muro, reza.

“[O Muro das Lamentações] está sendo administrado de uma maneira inaceitável para a maioria dos judeus”, afirma Ras à Folha. “Respeito os haredim, mas eles não podem dizer que não somos bons judeus porque nós não somos iguais a eles.”

O debate das Mulheres do Muro, além do feminismo, esbarra no conflito entre os setores conservadores e aqueles mais liberais no país.

Os haredim são minoria em Israel, cerca de 10%. Para Ras, os benefícios desse grupo, incluindo o que ela chama de “ditadura” sobre os rituais, estão relacionados à presença dos ultraortodoxos em coalizões do governo. “Foi o preço que pagamos pelo nosso sistema político.”

Eles não fazem parte da coalizão atual, o que pode significar que terão papel reduzido nos próximos anos.

MATUTINO

Os ultraortodoxos afirmam que se incomodam com práticas religiosas como ler a Torá (livro sagrado) em voz alta, pois a voz feminina é vista como distração.

O grupo de mulheres discorda e afirma que tem como único interesse continuar a orar, como fazem desde sua fundação, há 25 anos.

“Nós não acordamos tão cedo para protestar”, diz Ras. “Essa é uma questão de liberdade de culto.”

Acesse o pdf: Grupo de mulheres luta em Jerusalém por acesso ao Muro das Lamentações (Folha de S.Paulo – 18/04/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas