18/11/2012 – Milhares de pessoas participam da Parada do Orgulho LGBT no Rio

18 de novembro, 2012

(O Estado de S. Paulo) Milhares de pessoas participaram, neste domingo (18), na praia de Copacabana, da Parada do Orgulho Gay, que tinha como lema “O coração não tem preconceitos. Tem amor”.

Os 13 trio-elétricos formaram uma alegre caravana, acompanhada por uma gigantesca bandeira com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (LGTB). Nos trios-elétricos, os globos, as fantasias e a festa combinavam com mensagens que pediam o fim da discriminação sexual e da intolerância religiosa.

Segundo os organizadores, mais de um milhão de pessoas compareceram ao desfile que percorreu de ponta a ponta a Avenida Atlântica, mas esse número não foi confirmado pelas autoridades.

Durante o evento, foi realizada uma enquete com a qual se pretende identificar o nível de conhecimento da população LGTB sobre políticas públicas destinadas a eles, seus direitos e suas conquistas.

Além disso, representantes da Organização de Advogados do Brasil (OAB) recolheram assinaturas para o Estatuto da Diversidade Sexual e a Defensoria Público do Rio de Janeiro, dispôs de advogados de forma gratuita para aqueles que tivessem dúvidas jurídicas.

A organização distribuiu cerca de 300 mil preservativos, além de disponibilizar postos para realização de exames de Aids e para vacina contra a hepatite B.

O desfile foi organizado pela ONG Arco-Íris, que completará, em 2013, 20 anos de existência. Segundo a organização, 266 homossexuais, bissexuais e transexuais foram assassinados em 2011 no Brasil por conta do preconceito.

Veja galeria de fotos http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/

Acesse em pdf: Milhares de pessoas participam da Parada do Orgulho Gay no Rio (O Estado de S. Paulo – 18/11/2012)

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas