18/12/2013 – SPM faz visitas técnicas para o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

18 de dezembro, 2013

(Portal da SPM) Propostas para concorrer ao Prêmio ODM vieram de vários estados. Entre outubro e dezembro deste ano, SPM e Ipea visitaram projetos que objetivam igualdade entre os sexos.

Uma equipe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) fez visitas técnicas para avaliar seis projetos que visam promover a igualdade entre sexos e a valorização da mulher. As propostas concorrem ao Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil e as viagens foram feitas entre o final de outubro e a primeira semana de dezembro de 2013.

Dentre todos os projetos recebidos pelo Prêmio este ano, foram classificados 65. Destes, oito têm como destaque o objetivo nº 3 (Igualdade entre os sexos e valorização da mulher). As visitas, feitas por instituições afins aos temas aos locais onde os projetos candidatos são executados, integram o processo de seleção.

As equipes da SPM e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) visitaram seis projetos: Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) / Viçosa (MG) – Mulheres e Agroecologia em Rede; Consulado da Mulher / São Paulo (SP) – Programa Mulher Empreendedora; Dow Brasil S.A. / São Paulo (SP) – Women Innovation Network (WIN) – Rede de Mulheres para a Inovação; Instituto Aliança / Salvador (BA) – Projeto de Inclusão Comunitária; Instituto Mineiro de Saúde Mental e Social (Instituto Albam) / Belo Horizonte (MG) – Programa Andros: Homens Gastando Alternativas para o Fim da Violência; Prefeitura de Caxias do Sul (RS) – Rompendo Paradigmas / Centro de Referência para a Mulher de Caxias do Sul.

A integrante da equipe técnica do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, da SPM, Renata Preturlan, compareceu a todas as visitas. As assessoras especiais Hildete Pereira de Melo e Sônia Malheiros foram ao Instituto Albam e ao Instituto Aliança, respectivamente.

Os outros dois projetos ligados ao objetivo nº 3 receberam visitas do Ipea: Associação Concern Universal Brasil / João Pessoa (PB) – Projeto Mulheres Rurais: Autonomia e Empoderamento no Cariri Paraibano; e Associação da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú / Flores (PE) – Rede de Mulheres para a Comercialização Solidária.

Ao final da seleção, 30 propostas receberão o Prêmio, em cerimônia realizada no começo de 2014, em data a ser definida.

Concurso – O Prêmio ODM Brasil é dividido em duas categorias: governos municipais e organizações. Incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O Prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo governo federal na abertura da 1ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. Além do Pnud, a ação conta com o apoio de um conjunto de empresas e associações do setor privado.

A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Ipea e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Para mais informações sobre o Prêmio ODM Brasil, clique aqui.

Acesse o PDF: SPM faz visitas técnicas para o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (Portal da SPM, 18/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas