19/05/2010 – Um terço dos resultados de exame de mama demora um mês (Estadão)

19 de maio, 2010

(O Estado de S. Paulo) Em um terço dos exames de mama realizados no serviço público de saúde, a demora entre o pedido da mamografia e avaliação do resultado chega a 30 dias, o que corresponde ao prazo em que a paciente já deveria ter sido operada. É o que mostram dados inéditos do Sismama, novo sistema de informação sobre o câncer de mama no Brasil.

O levantamento revela também que 22% dos exames de punção de nódulos para diagnóstico do câncer apresentam resultados insatisfatórios, o que pode indicar uma coleta inadequada.

“A Sociedade Norte-Americana de Câncer recomenda prazo de 30 dias entre o paciente perceber um nódulo, fazer os exames, detectar o câncer e operá-lo, o que torna os resultados nacionais aquém dos considerados ideais para se evitar que a doença avance e seja mais difícil de ser tratada”, informa a matéria do Estadão.

O estudo do Sismama também revelou que 45% das mamografias de rastreamento do câncer – procedimento preventivo realizado em mulheres saudáveis – foram feitas por pessoas com menos de 50 anos, “apesar de a indicação nesses casos poder trazer mais malefícios do que benefícios, em razão da radiação”.

A reportagem informa também que “recente auditoria do Tribunal de Contas da União apontou, por exemplo, que, entre maio de 2008 e abril de 2009, a maioria dos mamógrafos operantes em serviços públicos brasileiros foi subutilizada, ou seja, teve baixa produtividade. O câncer de mama é o mais incidente na população feminina, quando descontados os tumores de pele não melanoma, e deve registrar 49 casos a cada 100 mil mulheres neste ano”.

Acesse essa matéria em pdf: Resultado de exame de mama demora um mês (O Estado de S. Paulo – 19/05/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas