20/08/2012 – Creches são desafio para candidatos a prefeitura de São Paulo

20 de agosto, 2012

(Folha de S.Paulo) As principais propostas dos candidatos à Prefeitura de São Paulo para solucionar o problema da falta de vagas em creches apresentam falhas e sofrem críticas de especialistas em educação. Segundo a prefeitura, há 145 mil crianças na fila por uma vaga no município.
grafico_creche_defict

A maioria dos candidatos inclui em suas propostas o uso de convênios com a rede particular, instituições filantrópicas, faculdades e outras instituições até que sejam construídas novas unidades.

Soninha (PPS) propõe também criar a bolsa creche -dinheiro para as famílias pagarem escolas particulares.
Mas especialistas criticam o mecanismo. Gabriel Chalita (PMDB) chegou a ser vaiado em evento após fazer a proposta de convênios.
“Em geral, o serviço é de pior qualidade”, diz Romualdo Portela, da Faculdade de Educação da USP.
Os candidatos prometem fiscalização para evitar queda na qualidade do serviço.
José Serra (PSDB) pretende seguir a política de seu aliado, o prefeito Gilberto Kassab (PSD), e criar vagas por meio de convênios e uso de recursos estaduais.
Kassab, porém, não conseguiu zerar o deficit de vagas, uma de suas principais promessas ao se eleger.
A campanha tucana e a Secretaria Municipal de Educação argumentam que, desde 2005, o número de vagas mais que triplicou, mas a demanda cresceu em ritmo superior.
Celso Russomanno (PRB) promete zerar o deficit fazendo andares superiores nas creches, com acesso por rampas para não pôr a segurança das crianças em risco.
Mas isso aumenta a oferta de vagas onde já existem creches e deixa alguns locais descobertos, diz o professor de economia da FGV Aloisio Araujo, especialista em educação infantil.
Além disso, a secretaria calcula que as unidades passíveis de verticalização não são suficientes para acabar com as filas.
Russomanno diz que, para solucionar o problema, também vai construir unidades.
Educadores apontam ainda atraso nas obras do ProInfância -programa federal que Fernando Haddad (PT) deve usar para construir escolas- em cidades em que ele foi implementado.
Procurado, o Ministério da Educação não forneceu dados da execução do programa. A campanha petista diz que a execução das obras é responsabilidade das prefeituras.
Paulinho da Força (PDT) propõe fazer com que as unidades funcionem 24 horas, para pais que trabalham à noite, mas nem ele sabe qual é a demanda pelo serviço e se há estrutura para isso -mesmos problemas apontados por especialista

Acesse em pdf: Creches são desafio para candidatos em SP (Folha de S.paulo – 20/08/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas