21/11/2010 – Homofobia e a violência da intolerância, por Navi Pillay (Folha)

21 de novembro, 2010

(Folha de S.Paulo) Assim como no Brasil, nas últimas semanas ocorreu uma série de ataques contra gays, lésbicas, bissexuais ou transexuais em vários países do mundo. “Embora a responsabilidade pelos crimes motivados pelo ódio recaia sobre os que os cometem, todos temos a obrigação de combater a intolerância e o preconceito e de exigir que os agressores respondam pelos seus atos”, defende a alta-comissária das Nações Unidas para os direitos humanos, Navi Pillay.

Em artigo publicado na Folha, Navi aponta alguns casos recentes de intolerância e preconceito:
– Belgrado, 10 de outubro, um grupo de manifestantes atirou coquetéis molotov e granadas paralisantes contra uma parada do orgulho gay, ferindo 150 pessoas.
– Nova York, 3 de outubro, três jovens homossexuais foram sequestrados, levados para um apartamento desabitado e torturados.
– África do Sul, em Soweto foi realizada uma manifestação para chamar a atenção para os esturpos de lésbicas, atos que os autores tentam justificar como tentativa de “corrigir” a sexualidade das vítimas.

“A homofobia, como o racismo e a xenofobia, existe em diversos graus, em todas as sociedades. Todos os dias, em todos os países, indivíduos são perseguidos, violentamente atacados ou mesmo mortos devido à sua orientação sexual!”, diz Navi.

Leia o artigo na íntegra: Homofobia e a violência da intolerância, por Navi Pillay (Folha de S.Paulo – 21/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas