22/03/2013 – Austrália pede perdão a mães solteiras por adoção forçada

22 de março, 2013

(Folha de S.Paulo) A premiê da Austrália, Julia Gillard, pediu ontem desculpas oficiais por políticas de governo que, do fim da Segunda Guerra (1939-45) até o início dos anos 70, forçaram milhares de mães solteiras no país a entregar seus bebês para serem adotados por casais.

“Hoje este Parlamento, em nome do povo australiano, assume a responsabilidade e pede perdão pelas políticas e práticas que forçaram a separação de mães e filhos, resultando num legado permanente de dor e sofrimento”, discursou Gillard na sede do Legislativo, em Canberra.

“Lamentamos as práticas vergonhosas que negaram às mães o direito e a responsabilidade fundamentais de amar seus filhos e cuidar deles”, acrescentou a premiê, que foi aplaudida de pé por mais de 800 vítimas das políticas de adoção forçada.

O pedido de desculpas foi recomendado no ano passado pelo comitê do Senado australiano que investigou o caso. Essa investigação começou em 2010, depois de o Legislativo da Austrália Ocidental, um dos seis Estados em que o país se divide, pedir perdão às vítimas da prática.

Apesar de a adoção na Austrália ser regulada por leis estaduais, o relatório dos senadores apontou falhas do governo federal em fornecer a parte das mães solteiras os benefícios a que fariam jus.

Embora não tenha chegado a um número definitivo do total de adoções forçadas nesse período, o comitê as estimou em milhares, e a Catholic Health Australia, organização que responde por 10% dos leitos hospitalares do país, admitiu que a prática era “lamentavelmente comum”.

O governo da primeira-ministra Gillard destinou US$ 5 milhões a um programa que visa dar apoio às famílias afetadas e ajudar a reunir mães biológicas e seus filhos

Acesse em pdf: Austrália pede perdão a mães solteiras por adoção forçada (Folha de S.Paulo – 22/03/2013) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas