22/09/2010 – Lésbicas ganham projeção maior no Festival do Rio (Terra/iG)

23 de setembro, 2010

(Portais Terra e iG) Este ano, o Festival de Cinema do Rio poderia abrir uma mostra paralela de filmes com protagonistas lésbicas. Somente a Mostra Panorama do Festival do Rio, que traz os principais títulos internacionais, traz três filmes que têm lésbicas como as personagens principais. E entre as produções nacionais, destaca-se o longa-metragem estrelado por Ana Paula Arósio como uma professora lésbica.

Veja a seguir um resumo sobre esses filmes divulgado no portal Terra:

“Minhas Mães e Meu Pai
– Annette Bening e Julianne Moore fazem um casal cuja rotina vai tranquila até que seus dois filhos, já adolescentes, decidem procurar a identidade do homem que doou o sêmen para que as duas pudessem ter filhos. A chegada desse terceiro elemento na vida familiar vai mudar completamente o cotidiano das relações dentro de casa. Em tempo: Bening e Moore podem concorrer ao Oscar 2011 como dupla na categoria Melhor Atriz.

The Runaways – Kristen Stewart se despe da ingenuidade e romantismo da Bella Swan da saga Crepúsculo para interpretar a cantora Joan Jett, cantora (hoje abertamente) lésbica que esteve na fundação e na queda da banda The Runaways. O filme divide a tela entre a personagem de Kristen e a Cherie Currie de Dakota Fanning. As duas têm um relacionamento conturbado no filme, mas fica claro que a personagem de Kristen é melhor resolvida com sua sexualidade.

Quarto em Roma – Lembram daquele filme chileno En La Cama que colocava um casal recém conhecido discutindo relação e fazendo sexo durante todo o tempo de projeção? Sim, esse mesmo filme ganhou uma versão sofrível e cheia de bons modos com o filme brasileiro Entre Lençois, com Reynaldo Gianecchini e Paola Olveira e agora o diretor Julio Medem (Lúcia e o Sexo) coloca as atrizes Elena Anaya e Natasha Yarovenko para fazer o mesmo em um quarto na cidade de Roma.

Como Esquecer – Ana Paula Arósio vive uma professora lésbica que não consegue lidar muito bem com o fim de um relacionamento de 10 anos com Antônia. E por mais que várias mulheres se disponham a substituir o espaço deixado por Antônia, Júlia, nome de sua personagem, parece não sair de sua depressão. Para consolar a moça, ela conta com a ajuda do amigo gay vivido por Murilo Rosa. A direção é de Malu de Martino.

The Topp Twins: Garotas Intocáveis – O filme de Leanne Pooley mostra o cotidiano de duas irmâs gêmeas e lésbicas que ganharam o público com uma música country daquelas do Velho Oeste (ainda que as duas sejam da Nova Zelândia). O filme coloca as irmãs em várias situações engraçadas e há depoimentos de amigos e da família sobre as duas.”

Veja fotos dos filmes no site do Terra

“Como Esquecer”

Trata-se de uma história de amor, dor e superação.

O filme está entre os nove longas de ficção da mostra competitiva do Festival do Rio. A chegada ao circuito comercial está prevista para 15 de outubro.

A atriz Ana Paula Arósio faz o papel de Julia, uma professora de literatura que foi abandonada pela namorada. Na tentativa de superar essa perda, ela busca o apoio do melhor amigo (Murilo Rosa), enquanto tenta lidar com as investidas de uma aluna (Bianca Comparato) e de uma pintora (Arieta Corrêa).

Assista ao trailer no site Último Segundo

Leia essas notícias:
Lésbicas ganham projeção maior no Festival do Rio (Portal Terra – 22/09/2010)
Ana Paula Arósio vive romance lésbico em “Como Esquecer” (Portal iG – 22/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas