23/07/2012 – Feministas chilenas criam jornal online formado só por mulheres

23 de julho, 2012

(Portal Terra) Um grupo de sete profissionais da imprensa lançou no Chile o primeiro jornal online integrado unicamente por mulheres, o qual possui a intenção de ressoar a voz feminina em um ambiente social e midiático predominantemente formado por homens.
“Queremos fazer parte do debate nacional. Não é que seja um jornal para mulheres, mas é um diário feito por mulheres, sendo que todas as nossas fontes também são mulheres”, relatou hoje à Agência Efe Kena Lorenzini, diretora do “lamansaguman.cl“.
O jornal Lamansaguman, que brinca com a expressão chilena “mansa” (tremenda) e a pronuncia da palavra “woman” (mulher em inglês), iniciou sua caminhada no último dia 5 de julho e se apresenta como “a voz política das histéricas, santas, bruxas, loucas, putas e de todas as mulheres”.
Segundo Kena, esta iniciativa surgiu através de após alguns encontros jornalísticos, onde as mulheres se reuniam para discutir sobre o feminismo de esquerda. A partir deste primeiro passo, as mulheres decidiram dar ressonância para essas conversas através de um jornal próprio.
Apesar dessa marcada linha editorial, Kena, que é fotógrafa de profissão, assegura que “há mulheres de direitas que se sentem identificadas com este projeto porque a maioria dos temas abordados é transversal”.
As sete integrantes do jornal possuem outros trabalhos e dedicam o tempo livre ao jornal, que não conta com nenhum investimento e nem publicidade.
Além das mulheres, outros representantes da sociedade e da cultura chilena também colaboram, por iniciativa própria, com o jornal, que traz informações e também seções de humor, erotismo e contos.

Leia em pdf: Feministas criam jornal online formado só por mulheres no Chile (Portal Terra – 23/07/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas