23/09/2010 – Retirada dos seios para evitar câncer é “exceção extrema” (Folha)

23 de setembro, 2010

(Folha de S.Paulo) Em entrevista recente, a cantora Rita Lee afirmou ter realizado a operação de retirada das mamas para prevenção de câncer na região. A declaração levantou polêmica sobre a necessidade da intervenção cirúrgica.

As mulheres que são aptas a realizar a retirada das mamas para prevenção do câncer são as que têm grande número de parentes, principalmente de primeiro grau, diagnosticadas com tumores de mama antes da menopausa ou que carregam uma mutação genética que aumenta em até 80% o risco de câncer de mama, explica o médico Alfredo Barros, coordenador do núcleo avançado de mastologia do Hospital Sírio-Libanês.

“É uma medida de exceção, extrema”, avalia José Roberto Filassi, coordenador de mastologia do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), ponderando que em 30% dos casos essas cirurgias têm complicações e 10% são consideradas graves.

Mesmo com a indicação, as mulheres devem passar por diversas avaliações, e muitas vezes são desencorajadas a realizar a intervenção cirúrgica.

Leia matéria completa: Retirada dos seios para evitar câncer é “exceção extrema” (Folha de S. Paulo – 23/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas