23/09/2010 – Maioria das adolescentes brasileiras não pede que parceiros usem camisinha (O Dia)

24 de setembro, 2010

(O Dia) 67% das adolescentes de até 19 anos não pede para o parceiro usar preservativo na relação sexual. Este foi um dos achados da pesquisa coordenada pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em parceria com a Bayer.

A pesquisa foi divulgada por ocasião do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, 26 de Setembro.

pesquisaadolescentesfebrasgo600
Arte: O Dia (RJ).

Cerca de 5 mil adolescentes de vários países participaram do estudo, que envolveu 1,9 mil meninas no Brasil, que responderam a várias perguntas sobre sexo e relacionamento. Segundo a pesquisa, 33% das jovens relataram sua primeira relação sexual antes dos 16 anos.

Do total de entrevistadas, 67% não pedem para o parceiro usar preservativo em todas as relações sexuais. “Elas têm medo de o parceiro achar que, pedindo pra usar o preservativo, elas estejam insinuando que ele é promíscuo. Têm medo de serem taxadas de promíscuas também”, explica Arícia Giribela, da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo.

“Isso é preocupante. Pelo menos um terço dessas meninas admite fazer sexo casual. Não adianta só tomar pílula, pois isso não previne contra doenças. É preciso se prevenir contra o HIV com camisinha”, ressaltou Arícia.

Acesse a matéria: Maioria das adolescentes brasileiras não pede que parceiros usem camisinha, mostra estudo (O Dia – 23/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas