24/01/2011 – Governo estuda incluir grávida na vacinação gratuita contra gripe (US)

24 de janeiro, 2011

(Último Segundo) O Ministério da Saúde estuda incluir as grávidas na vacinação gratuita contra a gripe comum. A inclusão das gestantes tem como objetivo aumentar a proteção da saúde de mães e bebês. Ainda não há uma definição se a vacinação contra a gripe será estendida, mas os especialistas já defendem a proposta. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunização (Sbim), as mudanças no corpo trazidas pela gestação fazem com que este público fique mais vulnerável aos riscos de complicações da doença.

A chegada do H1N1, transmissor da gripe A (também conhecida como suína) configurou a primeira epidemia deste século e, entre as vítimas fatais, as grávidas tiveram destaque.

Em geral as grávidas temem tomar vacinas por medo que o imunizante possa afetar a saúde dos seus bebês. É fato que nem todas as doses estão liberadas para as gestantes e a recomendação que sempre deve valer é a da equipe que realiza o pré-natal. Para orientar as mulheres e os médicos, a Sbim, em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) lançou um guia sobre quais são as vacinas recomendas e não recomendadas para as gestantes.

Leia mais:
Vacina contra HPV para adultas
O guia completo sobre o que pode e não pode na gestação


Acesse na íntegra: Governo estuda incluir grávida na vacinação gratuita contra gripe (Último Segundo – 24/01/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas