25/05/2011 – Abdias Nascimento: uma vida inteira de combate ao racismo

25 de maio, 2011

(O Globo/Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo) Morre o ativista Abdias do Nascimento, pioneiro e símbolo do combate à discriminação racial no Brasil, aos 97 anos, no Rio de Janeiro. Pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta e ator, como parlamentar Abdias foi um dos primeiros a apresentar projetos de ações afirmativas para negros, como o que previa a criação de uma cota de 20% para mulheres negras e de 20% para homens negros na seleção de candidatos ao serviço público.

Abdias foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2010 e homenageado pela ONU e pela Unesco. Sua atuação política foi sempre pautada pela defesa dos afrodescendentes, tratando a discriminação racial como um tema nacional. Em parte graças às suas iniciativas, a Constituição de 1988 passou a considerar a prática de racismo um crime inafiançável, além de ter determinado, pela primeira vez, a demarcação das terras dos remanescentes de quilombos.

Repercussão

Em nota, a presidenta Dilma Rousseff lamentou a morte de Nascimento, afirmando que o Brasil “perdeu um de seus maiores líderes no combate à discriminação racial”.

“Como jornalista, teatrólogo, escritor, cineasta, artista plástico, senador, militou na mesma causa: construir um país realmente multiracial com a derrubada, de fato, de todas as barreiras que impedem a ascensão dos negros no Brasil. Não um país que finge não ver as diferenças para proclamar a igualdade, mas o que constrói as pontes fortalecendo a autoestima dos pretos e pardos brasileiros e abrindo oportunidades. Foi por esse Brasil que Abdias lutou.”

Miriam Leitão, colunista do jornal O Globo, dedicou sua coluna ao incansável Abidas. “Uma vez, numa entrevista que me concedeu, Abdias Nascimento disse que ele foi preso, enquadrado na Lei de Segurança Nacional, viveu no exílio por 10 anos, sem ter nunca integrado qualquer partido clandestino de combate à ditadura. ‘Tudo o que eu fiz foi combater o racismo.'”

Veja na íntegra: Abdias Nascimento: uma vida inteira de combate ao racismo, por miriam Leitão (O Globo – 25/05/2011)

Dilma lamenta morte de do ativista Abdias do Nascimento (O Globo – 25/05/2011)

O defensor da luta contra o preconceito racial (O Globo – 25/05/2011)

Morre o ativista Abdias do Nascimento (Folha de S.Paulo – 25/05/2011)

Morre Abdias do Nascimento (O Estado de S. Paulo – 25/05/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas