26/03/2011 – Mais protestos contra extinção do curso de obstetrícia

26 de março, 2011

(Portal G1/Folha de S.Paulo) Dezenas de estudantes do curso de obstetrícia da unidade Leste da Universidade de São Paulo (USP), ao lado de parteiras, mães e representantes de ONGs, reuniram-se para protestar no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), às 10 horas deste sábado (26). Com cartazes e um abaixo-assinado, os manifestantes pretendem impedir a extinção da Faculdade de Obstetrícia – a única do Brasil – que pode se fundir à Faculdade de Enfermagem da USP e ter o próximo vestibular cancelado.

Segundo a coordenadora do curso, Nádia Narchi, professores e alunos são contrários à mudança porque, apesar de serem profissões “irmãs”, as duas áreas representam paradigmas profissionais diferentes. “Se a gente for diluído na enfermagem, não vamos construir um campo de conhecimento próprio. Não aceitamos essa proposta e queremos que a USP compreenda a importância social e acadêmica da nossa profissão.”

Segundo Nádia, a USP está se dobrando ao Conselho Federal de Enfermagem, que tem dificultado o registro de obstetrizes formadas. “Há duas saídas possíveis: a reformulação curricular ou a contestação judicial, mas a USP optou pela saída covarde, de atender ao conselho”, afirmou a coordenadora.

Para a aluna Flávia Estevan, também do terceiro ano, “a faculdade surgiu como um pedido de movimentos sociais para atender à demanda brasileira de partos normais e para reduzir o número de cesarianas”. Segundo Flávia, o objetivo é acabar com a “fábrica de cesáreas”, já que 90% dos partos na rede privada do país e 50% do Sistema Único de Saúde (SUS) são desse tipo, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda no máximo 15% nos dois sistemas juntos.

A enfermeira obstetra Vilma Nishi, que atua há 35 anos com partos humanizados e já fez mais de 700 em residências, acha que enfermeiros e obstetrizes devem unir forças, porque a figura mais importante dessa história é a mulher. “Nunca vi a USP fechar um curso”, lamentou.



Leia na íntegra:  
Estudantes protestam contra ameaça de fechamento de curso da USP Leste (Portal G1 – 26/03/2011)
Obstetrícia da USP pode sair da Fuvest (Folha de S.Paulo – 19/03/2011)
Com procura baixa, vagas são “remanejadas” (Folha de S.Paulo – 19/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas