26/05/2011 – Concurso público no Rio terá cota para negros e índios

26 de maio, 2011

(Folha de S.Paulo/O Globo) O governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral (PMDB), assina no dia 6 de junho decreto reservando 20% de todas as vagas que são preenchidas por concursos públicos no Estado para negros e índios. Os candidatos terão que obter a nota mínima exigida nas provas para serem aprovados.

A notícia, divulgada pela colunista Mônica Bérgamo, do jornal Folha de S.Paulo, já havia sido antecipada pela ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial:

“Durante uma visita à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro da Providência, no centro da capital fluminense, a ministra disse que a decisão foi anunciada, nesta segunda-feira, pelo governador, no Palácio Laranjeiras. Na ocasião, eles conversaram sobre a criação de um plano estadual de promoção da igualdade racial. ‘Na parte que se refere ao mercado de trabalho, o governador propôs que seja editado um decreto introduzindo, em todos os concursos públicos, a cota para negros’, afirmou a ministra. ‘O que falta é um estudo para se chegar a um percentual que seja razoável, considerando a presença negra na população do estado.’

Veja a notícia na íntegra: Concursos públicos no Estado do Rio deverão reservar vagas para negros (O Globo – 10/05/2011)

Para todos, por Mônica Bergamo (Folha de S.Paulo – 26/05/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas