26/06/2011 – Governador de NY sanciona lei que permite casamento homossexual

26 de junho, 2011

(Terra/O Globo) O governador de Nova York, Andrew Cuomo, legalizou os casamentos de homossexuais no Estado norte-americano, marcando uma importante vitória para os grupos de defesa dos direitos dos homossexuais antes das eleições presidenciais e parlamentares de 2012.

Nova York tornou-se o sexto Estado dos EUA a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os senadores votaram pela permissão por 33 a 29 na noite de sexta-feira, aprovando a legislação de igualdade do casamento. Cuomo, um democrata que introduziu a medida, a sancionou.

“Essa votação hoje mandará uma mensagem a todo o país. Esse é o caminho a seguir, a hora para fazer é agora, e é possível, não é mais um sonho ou uma aspiração. Creio que vocês verão uma rápida evolução,” disse Cuomo, que está em seu primeiro ano no mandato, em coletiva de imprensa. “Alcançamos um novo patamar de justiça social”.

Os bispos católicos afirmaram que estavam “profundamente decepcionados e preocupados” pela aprovação do projeto. “Sempre tratamos nossos irmãos e irmãs homossexuais com respeito, dignidade e amor. Mas nós firmemente afirmamos que o casamento é a união de um homem e uma mulher,” disse a Conferência Católica do estado em comunicado.

Participantes da Parada agradecem ao governador

Participantes da 42ª Parada do Orgulho Gay de Nova York agradeceram o empenho do governador Andrew Cuomo, que fez da aprovação do casamento homossexual uma prioridade de seu primeiro ano de mandato, cumprindo promessa de sua campanha eleitoral no ano passado.

Leia essas notícias na íntegra: 
Durante Parada Gay em Nova York, participantes agradecem ao governador Cuomo (Globo.com – 26/06/2011)   
Governador de NY sanciona lei que permite casamento gay (Terra – 25/06/2011)  
  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas