26/08/2011 – Agosto: Lésbicas querem visibilidade e exigem respeito

26 de agosto, 2011

Agosto é o mês da visibilidade lésbica no Brasil e 29 de agosto foi escolhido como Dia Nacional de Visibilidade Lésbica por um grupo de cerca de cem mulheres reunidas no I Seminário Nacional de Lésbicas, realizado em 1996, no Rio de Janeiro. Desde então, mulheres em todo o Brasil realizam atividades ao longo do mês para celebrar o fato de serem lésbicas, afirmar-se e conseguir visibilidade e exigir respeito a seus direitos. 

“Apesar de ainda timidamente (ou desorganizadamente) alardeado, o fato é que existe uma data específica para comemorar que somos lésbicas e ocupar espaços declarando nosso direito inalienável de amar outra mulher.” Fernanda Estima é jornalista e militante lésbica-feminista – Mês da Visibilidade Lésbica: 29 de agosto, lésbicas visíveis, por Fernanda Estima (Dykerama – 26/08/2011)

“Casos de agressão física a homossexuais ou pessoas supostamente homossexuais que vêm a público têm aumentado. Para analisar essas ocorrências, é preciso tomar o crescimento da visibilidade LGBT e de suas demandas por direitos como algo ambíguo. Por um lado, faz com que essa violência se torne mais divulgada. Por outro, leva parlamentares, religiosos e gangues intolerantes a se manifestar de modo mais contundente.” – Análise: Visibilidade faz intolerância ser ainda mais contundente, por Regina Facchini (Folha de S.Paulo – 30/08/2011)  

Saiba mais sobre as atividades:

Sessão Especial Dia da Vibilidade Lésbica – 31 de agosto – Câmara Municipal de Salvador

Mulheres Lésbicas e Bissexuais: Visibilidade para além das identidades – Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de PE

“Formação em Ação Política Feminista:  A arte como instrumento de combate às opressões!” (Fortaleza/CE)

Caminhada lésbica pretende reunir neste domingo mil pessoas na praia de Copacabana (Agência de Notícias da Aids – 26/08/2011)

Lésbicas de Pernambuco querem visibilidade na semana que vem (Blog do Jamildo – 26/08/2011)

7ª Ação Lésbica Feminista de Brasília
 
Blog da 3a. Jornada Lésbica Feminista e 5a. Marcha Lésbica de Porto Alegre – uma ação da Liga Brasileira de Lésbicas do Rio Grande do Sul

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas