28/07/2013 – Presidenta Dilma diz que não cogita reduzir número de ministérios e menciona importância da SPM, Seppir e SEDH

28 de julho, 2013

(Folha de S. Paulo) Apesar da pressão pública e até de aliados, a presidente Dilma Rousseff diz que não cogita reduzir o número de ministérios. Diz que já tomou todas as medidas para diminuir custos do governo, afirma que o desemprego subiu na “margem da margem da margem”, nega que tenha relaxado no controle da inflação e diz que não pretende mudar a equipe econômica: “O [ministro] Guido [Mantega] está onde sempre esteve: no Ministério da Fazenda”.

Leia também: ‘Minorias’ dizem que extinção de pastas é retrocesso

“A regulação em algum momento terá de ser feita”, afirma a presidente Dilma

Ela defende também o ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, criticado até no PT por supostamente defender as empresas de telecomunicações e interditar discussões sobre eventual regulação do setor de radiodifusão. “A regulação em algum momento terá de ser feita”, afirma a presidente.

Folha — O PMDB engrossou o coro dos que defendem o enxugamento de ministérios.
Dilma Rousseff — Não estou cogitando isso. Não acho que reduza custos. As medidas de redução de custeio, nós tomamos. Todas. E sabe o que acontece? Vão querer cortar os de Direitos Humanos, Igualdade Racial, Política para as Mulheres. São pastas sem a máquina de outros. Mas são fundamentais. Política de cotas, por exemplo: só fizemos porque tem gente que fica ali, ó, exigindo.

A senhora sabe falar o nome de seus 39 ministros?
De todos. E todos eles ficam atrás de mim [risos]. Eu acho fantástico vocês [jornalistas] acharem que, nesse mundo de mídias, o despacho seja apenas presencial. Os ministros passam o tempo inteirinho me mandando e-mail, telefonando, conversando.

Para ler a íntegra, acesse o PDF: ‘Não estou cogitando corte de ministérios’, diz Dilma

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas