28/11/2010 – Brasil terá teste rápido mais confiável para sífilis (Estadão)

29 de novembro, 2010

(O Estado de S. Paulo) O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos) produzirá um teste para detectar sífilis em 15 minutos, com uma eficácia de mais de 90%. O objetivo principal é diminuir os casos de sífilis congênita, um problema que ainda atinge cerca de 12 mil crianças todos os anos, segundo estimativa do Ministério da Saúde.

Estudos realizados em 2004 apontam que cerca de 1,6% das gestantes no país possuía sífilis. Estima-se que, dessas mulheres, 0,4% seja portadora do vírus HIV.

Cerca de 40% das crianças infectadas com sífilis morrem ainda no útero ou de forma prematura. Nas demais, a sífilis congênita pode se manifestar com alterações que vão de anemias a deformidades ósseas e dificuldades cognitivas.

Antonio Gomes Pinto, gerente do Programa de Reativos para Diagnóstico de Bio-Manguinhos, explica que os testes disponíveis no mercado – como VDRL, RPR, FTA-ABS ou o Elisa – dependem, em boa medida, da qualidade dos técnicos e dos laboratórios responsáveis pelo exame.  “Com certeza, nosso teste terá um grande impacto na luta contra a sífilis”, afirma o pesquisador, que prevê a utilização rotineira do exame no pré-natal de gestantes atendidas pela rede pública.

Acesse essa matéria em pdf: Brasil terá teste rápido mais confiável para sífilis (O Estado de S. Paulo – 28/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas