29/09/2010 – 39% das brasileiras se acham imunes ao câncer de mama (Estadão)

30 de setembro, 2010

(O Estado de S. Paulo) Pesquisa do Instituto Avon revela que quatro em cada dez brasileiras acreditam estar imunes ao câncer de mama. A maioria (56%) crê nisso por não ter casos na família; 23% acham que é por se alimentar adequadamente; e 22% acreditam que é por não fumar.

O Instituto Avon informa que, em 90% dos casos da doença, não há componente hereditário; além disso, 70% das mulheres não apresentam fatores de risco.

“Basta ser mulher e envelhecer para estar no grupo de risco”, afirmou Rita Dardes, ginecologista e mastologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretora médica do Instituto Avon. Rita afirmou que a incidência da doença aumenta a partir dos 40 anos, com pico entre os 50 e os 60 anos.

A pesquisa também mostrou que um terço das mulheres nunca realizou exame clínico. De acordo com a mastologista, diagnosticar a doença logo no início eleva a chance de cura em 95%, mas 60% das mulheres morrem porque o câncer de mama é descoberto em um estágio avançado.

A médica destaca que o autoexame não deve ser uma estratégia isolada de detecção do câncer de mama. “O diagnóstico precoce só é identificado na mamografia, por isso é importante realizar o exame clínico.” 

Acesse na íntegra: No Brasil, 39% se acham imunes ao câncer de mama (O Estado de S. Paulo – 29/09/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas