29/10/2013 – Pesquisa indica vitória folgada de Bachelet no primeiro turno

29 de outubro, 2013

(O Globo) Se as eleições presidenciais chilenas ocorressem agora, Michelle Bachelet venceria confortavelmente no primeiro turno, indica a pesquisa CEP, uma das mais conceituadas no país. A sondagem mostra que a ex-presidente, da Nova Maioria, venceria com 47% dos votos, contra a ex-ministra Evelyn Matthei, da Aliança, que aparece com apenas 14%.

O estudo realizado pelo CEP mostra ainda que em terceiro lugar ficaria Franco Parisi com 10%; seguido por Marco Enríquez-Ominami, com 7%; e Marcel Claude, com 3%. Três por cento dos entrevistados ainda estão indecisos, e 16% não votariam, votariam em branco ou anulariam.

Os pesquisadores observam ainda que há nuances. Excluindo brancos e nulos, Bachelet chegaria a 60%; e Matthei a 17%. Se levar em conta apenas os que votarão com toda certeza, Bachelet ainda teria entre 52% e 54%; e Matthei entre 16% e 19%.

– No cenário que observamos entre setembro e outubro não haveria segundo turno – explicou o coordenador de Opinião Pública do CEP, Ricardo González, lembrando, no entanto, que a pesquisa não é definitiva.

O estudo foi realizado com 1.437 pessoas entre 13 de setembro e 14 de outubro, e não leva em conta um debate entre os candidatos realizado na semana passada.

Leia também a reportagem “Aplastante vantagem eleitoral de Bachelet no Chile: 47 a 14”, no ‘Clarín’ (em espanhol)

Acesse o PDF: Pesquisa indica vitória folgada de Bachelet no primeiro turno (O Globo – 29/10/2013)

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas