30/04/2013 – Remédio reduz em 38% risco de câncer de mama

30 de abril, 2013

Estudo avaliou efeito de modulador hormonal em 83 mil mulheres saudáveis

Uso preventivo de medicamento é raro no Brasil; efeitos colaterais incluem a formação de coágulos

(Folha de S.Paulo) Uma revisão de estudos com dados de mais de 83 mil mulheres apontou que moduladores hormonais reduzem em 38% o aparecimento do tumor em mulheres saudáveis com alto e médio risco de desenvolver a doença.

Trata-se da primeira análise de estudos clínicos envolvendo esses remédios, que evitam que o estrogênio faça as células da mama se multiplicarem no caso de tumores de mama hormonais. Cerca de 70% deles têm esse perfil.

As drogas podem ser indicadas se a mulher, mesmo saudável, tiver histórico importante de doença na família, lesões precursoras do câncer e/ou mutações genéticas que aumentam a chance de desenvolvê-lo.

Em geral, o tratamento é oferecido a mulheres que estão na pós-menopausa.

Segundo os autores da pesquisa, publicada hoje na revista médica inglesa “Lancet”, já se sabia que esses remédios reduziam o risco de câncer de mama em mulheres com risco elevado da doença, mas a duração do efeito protetor das drogas era desconhecida.

O novo trabalho agora confirma o benefício por pelo menos cinco anos depois do fim do tratamento.

Neste mês, o US Preventive Services Task Force, grupo de pesquisadores ligado ao governo americano, recomendou que os médicos ofereçam esses remédios a mulheres com alta probabilidade de ter câncer e baixo risco de desenvolver derrames e coágulos –possíveis efeitos colaterais dessa drogas.

No Brasil, segundo Max Mano, oncologista do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), esse tratamento é pouco usado, ainda que sua frequência seja maior do que na Europa.

No setor privado, porém, a profilaxia é discutida rotineiramente, segundo Artur Katz, coordenador de Oncologia Clínica do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês.

“Com mulheres que têm alto risco de ter a doença, temos a obrigação de discutir, caso a caso, os prós e contras do tratamento.”

Ele afirma que há quem prefira usar a medicação, ser acompanhada de perto ou até fazer a retirada das mamas.

EFEITOS TÓXICOS

Apesar da conhecida eficácia das drogas, há um receio em prescrever os moduladores hormonais por causa dos seus efeitos colaterais.

O novo estudo aponta que mulheres que usaram a mais conhecida dessas drogas, o tamoxifeno, tiveram uma incidência maior de câncer de endométrio do que as que receberam placebo.

Além disso, os quatro medicamentos analisados aumentaram a ocorrência de trombose.

“O risco do câncer de útero é estatisticamente real, mas é o fator que menos assusta porque a doença tende a ser pouco agressiva e é descoberta precocemente. Um derrame ou uma trombose preocupam mais porque não mandam aviso”, diz Katz.

Mas, segundo Max Mano, a quimioprevenção ainda é controversa.

“O remédio não dá a garantia de prevenção, ele reduz a chance. E, para isso, você expõe uma mulher saudável ao risco de ter outras doenças como efeito colateral. Tem que colocar na balança pra ver se vale a pena.”

Acesse em pdf: Remédio reduz em 38% risco de câncer de mama (Folha de S.Paulo – 30/04/2013)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas