30/06/2011 – Euforia sobre casamento de homossexuais é prematura, crê brasilianista

30 de junho, 2011

(Folha de S.Paulo) “A opinião pública mudou dramaticamente em relação ao casamento gay, no Brasil como nos Estados Unidos, onde pesquisas feitas em maio demonstravam que 53% dos norte-americanos agora apoiam o casamento gay”, afirma em sua coluna semanal o brasilianista Kenneth Maxwell, que ressalta no entanto que “a euforia é prematura”. Abaixo, trechos do artigo:   

“No final de semana passado, paradas do orgulho gay foram realizadas em São Paulo bem como em outras grandes cidades do planeta. Em Nova York, a parada anual tinha um motivo adicional para orgulho: o Senado estadual de Nova York, com apoio do governador Andrew Cuomo, havia acabado de votar pela legalização do casamento gay.

No Brasil, o STF (Supremo Tribunal Federal), em 5 de maio, reconheceu casais homossexuais como unidades familiares. Nesta semana, o juiz Fernando Henrique Pinto, de Jacareí (SP), converteu a união estável de Luiz André Moresi, 37, e José Sérgio Souza, 29, em casamento.”

“Em dezembro do ano passado, o presidente Barack Obama assinou uma lei que revoga as restrições ao serviço de pessoas abertamente homossexuais nas Forças Armadas, pondo fim ao regime de “não pergunte, não revele”.”

“…Mas a euforia é prematura.”

“A despeito da decisão do STF, o juiz Jerônymo Villas Boas, em Goiás, cancelou a união civil de um casal gay. A Igreja Católica se opõe ao casamento gay. O mesmo vale para os evangélicos. O Grupo Gay da Bahia calcula que 260 homossexuais tenham sido assassinados no Brasil no ano passado, ante 113 cinco anos antes.”

Leia o artigo na íntegra: Casamento gay, por Kenneth Maxwell (Folha de S.Paulo – 30/06/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas