27/06/2013 – Vanessa Grazziotin quer consulta à população sobre participação da mulher na política

27 de junho, 2013

(Agência Senado) A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) anunciou em Plenário nesta quinta-feira (27) estar recolhendo assinaturas para apresentar uma sugestão de pergunta a ser feita à população no plebiscito proposto pela presidente Dilma Rousseff sobre reforma política. A senadora quer que seja perguntando se o povo concorda com a reserva de, no mínimo, 30% das vagas no parlamento (câmaras de vereadores, assembleias, Câmara dos Deputados e Senado) para as mulheres. Ela explicou que atualmente as mulheres não representam nem 10% dos parlamentares em todo o país.

Leia também:

Nota Sim ao Plebiscito sobre a reforma, mas com participação

89% dos manifestantes não se sentem representados por partidos

Dilma anuncia plebiscito por reforma política e novo pacto com 5 itens

Entidades cobram reforma política

Não não me sinto nem um pouco bem em viver em um país que é a sétima economia do mundo, tem uma mulher na Presidência da República e convive com os piores percentuais de participação feminina no Parlamento, em média 8% a 9%, o que nos coloca, na América Latina e no continente americano, à frente apenas do Panamá e de Saint Kitts, uma ilhota caribenha – lamentou.

Vanessa argumentou que a população mostrou que quer, entre outras coisas, um Congresso Nacional “que tenha mais a sua cara”. Diante disso, acredita a senadora, é preciso avançar no debate sobre reforma política, o que o Congresso Nacional nunca conseguiu fazer. Ela admitiu que os parlamentares nunca chegaram a um consenso para aprovar efetivamente a reforma política.

Outro ponto defendido pela senadora foi o financiamento público de campanha. Vanessa ressaltou, no entanto, que é preciso explicar aos eleitores o que significa a proposta, uma vez que haverá resistência da população a ceder recursos públicos para a campanha de políticos. Ela ressaltou que o financiamento democrático das campanhas acabará com a contribuição financeira às campanhas, por parte de pessoas jurídicas e grandes empresas, que esperam dos políticos eleitos uma contrapartida por sua ajuda.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou ter apresentado projeto garantindo reserva de vagas para mulheres na representação política do país, mas a matéria acabou esquecida na tramitação das comissões. Paim também defendeu o financiamento público de campanha como forma de democratizar o processo eleitoral. As propostas ainda contaram com apoio do senador Ruben Figueiró (PSDB-MS).

Resposta do Congresso
Em seu pronunciamento, Vanessa Grazziotin também comemorou a resposta à população dada pelo Senado nessa quarta-feira (26), com a aprovação em Plenário do projeto que classifica a corrupção crime hediondo.

Acesse o PDF: Vanessa Grazziotin quer consulta à população sobre participação da mulher na política (Agência Senado, 27/06/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas