CEPAL realiza a XI Conferência sobre a Mulher da América Latina e Caribe

16 de julho, 2010

A XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, que aconteceu de 13 a 16 de julho deste ano em Brasília, é uma iniciativa da CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe).

Nesta décima primeira edição, a Conferência se dedica a discutir as conquistas e desafios em relação à igualdade de gênero, em especial a respeito da autonomia e empoderamento econômico das mulheres, levantando questões sobre qual tipo de desenvolvimento do Estado possibilitaria a construção da equidade de gênero e que tipo de igualdade se busca.

“Que tipo de Estado? Que tipo de igualdade?” constituem o tema da Conferência, com a  perspectiva dos direitos humanos das mulheres. A interrelação entre as diversas instituições sociais – Estado, família e mercado de trabalho – foi debatida com o objetivo de se entender como estes espaço, em si e em suas relações, contribuem para consolidar ou modificar as hierarquias sociais e de gênero.

Participam da Conferência os delegados que representam os Estados membros da CEPAL. A sociedade civil, além de participar como observadors da Conferência, integrará os eventos paralelos ao evento.

Saiba mais: XI Conferência Regional

Feministas criticam modelo de desenvolvimento

No Fórum de Organizações Feministas para a Articulação do Movimento de Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas – evento preparatório à XI Conferência da CEPAL – não faltaram críticas ao modelo de desenvolvimento político-econômico da região.

Saiba mais:
Informativo nº 1 do Fórum de Organizações Feministas
Informativo nº 2 do Fórum de Organizações Feministas (espanhol)

Acesse o Consenso de Brasília, documento oficial da XI Conferência sobre a Mulher da América Latina e Caribe

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas