Bolsonaro exige que novo ministro da Saúde seja contra o aborto

16 de abril, 2020

Não se trata apenas de defender o fim do isolamento social e o uso da cloroquina como as principais bandeiras contra a pandemia do coronavírus. Jair Bolsonaro exige que o próximo ministro da Saúde seja radicalmente contra o aborto.

(Globo, 16/04/2020 – acesse no site de origem)

Ao falar no telefone com o oncologista Nelson Teich, um dos nomes mais fortes para substituir Mandetta, o presidente perguntou se ele é contra o aborto. Ouviu que sim, que era fortemente contra, segundo alidos de Bolsonaro.

Esse, porém, foi um dos motivos que também levou o presidente do conselho do Hospital Albert Einstein, Claudio Lottemberg, a perder lugar entre os favoritos. Chegou a Bolsonaro uma entrevista que o médico deu há nove anos a Marília Gabriela sobre o tema. Questionado pela apresentadora sobre a legalização do aborto, Lottenberg respondeu:

– Acho que o aborto não pode ser tratado como tema político, o aborto é uma questão social, é uma questão médica, e não assunto para político ficar debatendo para poder ganhar mais voto.

Como ele não fez uma defesa enfática contra aborto, a resposta desagradou a ala mais radical do bolsonarismo e as reclamações chegaram ao presidente. Perguntado pela coluna sobre seu posicionamento, o médico afirmou ser contra o aborto.

– Sou um judeu que segue a ortodoxia judaica, minha casa é uma casa kasher (alimentos que sãopreparados de acordo com as leis judaicas de alimentação), frequento feriados religiosos, meus sogros e meus pais são fugitivos de perseguições da Grande da Guerra Mundial. Eu preservo esses valores. Na minha religião, somos contra o abordo. O que surgiu foi que me perguntaram sobre aborto e eu disse que era um assunto muito sério, que não deveria ser debatido no clamor na política. Sobre a minha posição, eu sou contra. – disse.

Por Bela Megale

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas