Chefe de Direitos Humanos da ONU defende direito de aborto em gravidez com Zika

05 de fevereiro, 2016

(Reuters, 05/02/2016) O principal comissário de Direitos Humanos da ONU, Zeid Ra’ad Al Hussein, conclamou nesta sexta-feira para que os países com o Zika vírus disponibilizem aconselhamento sobre saúde sexual e reprodutiva para mulheres e permitem o direito ao aborto.

Leia mais: Brasil e EUA iniciam projeto de vacina contra o zika vírus (Agência EFE, 03/02/2016)

“As leis e as políticas que restringem acesso a esses serviços devem ser urgentemente revistas em consonância com os direitos humanos, a fim de garantir na prática o direito à saúde para todos”, disse ele em comunicado.

O Zika vírus tem sido associado no Brasil a microcefalia, uma condição de má formação de cérebros de bebês.

“Estamos pedindo aos governos para mudar essas leis, porque como eles podem pedir a estas mulheres a não engravidar? Mas também não oferecer-lhes informação que está disponível e também a possibilidade de interromper a gravidez se assim desejarem”, disse em entrevista coletiva a porta-voz do comissário da ONU, Cecile Pouilly, quando questionada sobre países tais como El Salvador que criminalizam o aborto.

No Brasil, onde o aborto também é criminalizado, o crescente número de casos de microcefalia associados ao Zika, tem ampliado as discussões sobre o assunto.

Stephanie Nebehay

Acesse no site de origem: Chefe de Direitos Humanos da ONU defende direito de aborto em gravidez com Zika (Reuters, 05/02/2016)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas