Cingapura confirma 41 casos de vírus da zika transmitidos localmente

28 de agosto, 2016

Doença de uma mulher de 47 anos da Malásia que mora na região sudeste da Cingapura foi o primeiro caso de transmissão local do vírus

(Folha de S. Paulo, 28/08/2016 – Acesse no site de origem)

Autoridades da Cingapura confirmaram 41 casos do vírus da zika pela primeira vez transmitidos localmente, em sua maior parte entre trabalhadores estrangeiros ligados à área de construção civil, e afirmaram que esperam ainda mais casos no país. Um grande contingente de trabalhadores de outros países do sudeste asiático trabalham na Cingapura.

zika_cingapura

O primeiro caso de vírus da zika em Cingapura foi registrado em maio, levado por um homem que havia estado no Brasil. No sábado (27), autoridades anunciaram que a doença de uma mulher de 47 anos da Malásia que mora na região sudeste da Cingapura foi o primeiro caso de transmissão local do vírus.

O vírus da zika, transmitido por mosquitos, foi detectado no Brasil no ano passado e se espalhou pelas Américas desde então. É um risco para mulheres grávidas que, infectadas, podem ter bebês com microcefalia, segundo especialistas.

Cientistas afirmam que o vírus que circula no Brasil foi importado da Polinésia Francesa, no Oceano Pacífico, durante a Copa das Confederações, em 2013.

Autoridades da Cingapura dizem ter testado 124 pessoas, principalmente os estrangeiros que trabalham com construção civil, numa mesma região do país. O local interrompeu o trabalho e os dormitórios estão sendo investigados.

Sete dos infectados ainda não se recuperaram da doença e estão internados, segundo o ministério da Saúde e a Agência Nacional de Meio Ambiente. Os outros já se recuperaram.

Nenhum dos infectados havia viajado recentemente a áreas infectados pelo vírus da zika. “Isso confirma que houve transmissão local do vírus”, afirma nota oficial do governo.

O ministério “não pode descartar futuras transmissões do vírus, já que os infectados também vivem e trabalham em outras partes de Cingapura”.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) afirmou em nota neste domingo (28) que não sabia que “tipo de zika está circulando” e “qual é o nível de imunidade da população a essa ‘linhagem’ de zika da Ásia”.

Autoridades da Cingapura disseram que há casos de transmissão local também na Indonésia, na Tailândia e no Vietnã. Outros países da região que detectaram o vírus desde 2013 incluem Bangladesh, Cambodia, Laos, Malásia, as Maldivas e as Filipinas, segundo a OMS.

Na Tailândia, onde cerca de 100 casos do vírus da zika foram registrados neste ano, atletas retornando das Olimpíadas no Brasil foram examinados.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas