01/08/2010 – Uma em cada cinco mulheres já fez aborto no Brasil (Fantástico)

02 de agosto, 2010

(Fantástico) Para produzir essa reportagem, jornalistas da TV Globo investigaram a prática do aborto clandestino em clínicas de algumas capitais brasileiras. Segundo apurou a reportagem, um aborto é realizado cada 15 minutos sob a proteção da polícia.

A seguir, alguns trechos do programa em que a pesquisadora Débora Diniz (UnB e Anis) comenta dados de algumas pesquisas sobre aborto no Brasil:

“As situações mostradas nessa reportagem vem se repetindo todos os dias em todo o Brasil. Uma pesquisa do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo levantou um número espantoso. Entre 1995 e 2007, a curetagem depois do procedimento de aborto foi a cirurgia mais realizada elo SUS: 3,1 milhões de registros, contra 1,8 milhão de cirurgias de correção de hérnia. A pesquisa não incluiu cirurgias cardíacas, partos e pequenas intervenções que não exigem internação.”

“Outra pesquisa, conduzida pela Universidade de Brasília, mostra que passa de cinco milhões o número de mulheres brasileiras que já abortaram. ‘A pesquisa nacional de aborto, cobriu todo Brasil urbano, que são as capitais, e as grandes cidades, ou seja, ficou de fora o Brasil rural, porque não podíamos incluir mulheres analfabetas’, disse a antropóloga e professora da Universidade de Brasília, Debora Diniz. ‘As pesquisadoras entraram na casa das mulheres, com uma urna secreta, as mulheres de 18 a 39 anos, elas recebiam uma cédula que constava de cinco perguntas, e uma delas é, ‘você já fez aborto?’, explicou Débora.”

“’O que nós sabemos é que uma mulher em cada cinco, aos 40 anos, fez aborto. Significam 5 milhões e 300 mil mulheres em algum momento da vida, já fizeram aborto. Metade delas usou medicamento, nós não sabemos que medicamento é esse; a outra metade, precisou ficar internada pra finalizar o aborto. O que isso significa? Um tremendo impacto na saúde pública brasileira. Quem é essa mulher que faz aborto? Ela é a mulher típica brasileira. Não há nada de particular na mulher que faz aborto’, explica a antropóloga.”

Assista ao vídeo

Leia a reportagem em pdfUma em cada cinco mulheres já fez aborto no Brasil (Fantástico – 01/08/2010)

Contato com a fonte:

Débora Diniz – antropóloga
Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero
Brasília/DF
Tel.: (61) 3343-1731[email protected]
Fala sobre: direito ao aborto; bioética; direitos das mulheres

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas