29/07/2010 – Pesquisa mede impacto emocional da infecção pelo HPV em mulheres (Folha)

29 de julho, 2010

(Folha de S.Paulo) Matéria publicada na seção Saúde informa que “as verrugas genitais causadas pelo HPV (papilomavírus humano) provocam mais impacto na vida das mulheres do que as lesões internas provocadas pelo mesmo vírus, invisíveis a olho nu, porém mais graves”.

Estudo realizado com 29 pacientes da Santa Casa de São Paulo mostra que a preocupação e o medo são os principais sentimentos quando a doença é diagnosticada; em seguida vem a raiva, relacionada ao parceiro, por suspeita de infidelidade.

O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum e afeta cerca de 630 milhões de pessoas no mundo. Há três tipos de manifestação do HPV: a verruga genital, de baixo risco, a lesão pré-cancerosa e o câncer. As duas últimas são de alto risco.

A ginecologista Adriana Campaner, coordenadora do estudo, declarou à reportagem que o diagnóstico do HPV causou brigas entre 21% das pesquisadas e seus companheiros e 10% romperam relações por causa disso.

A médica disse, no entanto, que essa reação é equivocada, pois não é possível saber quando a pessoa contraiu o vírus. “A manifestação das lesões pode levar anos.”

Leia sobre prevenção e tratamento da doença: folha.com.br/eq774277

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas