Debora Diniz: “É hora do STF responder o que significa uma epidemia para a vida das mulheres”

22 de abril, 2020

Em meio à pandemia do coronavírus, o Supremo Tribunal Federal (STF) pautou a questão de direitos reprodutivos de mulheres durante uma epidemia. Mas não da covid-19, e sim da última que assolou as brasileiras: o zika vírus. O STF colocou em sua pauta de votação do dia 24 de abril a ação que garante direitos para as pessoas afetadas pelo zika, que chegou ao Brasil em 2015. O agendamento causou grande comoção nas redes sociais, porque entre os pedidos da ação está a permissão para que mulheres afetadas pelo vírus possam interromper a gravidez caso essa lhe cause sofrimento mental. 

(AzMina, 22/04/2020 – acesse na íntegra no site de origem)

“Eu adoraria imaginar que a Carmen Lúcia [ministra do STF] colocou essa ação em pauta, porque ela fez a conexão entre as duas epidemias. Passaram quatro anos e essa casa não respondeu [a questão do zika], é hora do STF responder o que significa uma epidemia para a vida das mulheres”, diz a antropóloga Debora Diniz, uma das fundadoras do Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero.

[…] A ação do zika que será analisada pelo STF faz outras demandas, como acesso a Benefício de Prestação Continuada (um salário mínimo para pessoas com deficiência), atendimento de saúde especializado, informação atualizada e segura sobre o zika, planejamento familiar para as populações de risco e cuidados em saúde mental para as mulheres. Ela foi proposta pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), com suporte técnico da Anis.

Saiba maisGrupos de risco para a pandemia do novo coronavírus, vítimas do zika podem ter direitos garantidos pelo STF

Em entrevista à Revista AzMina, a pesquisadora fala sobre o encontro do coronavírus com o zika, sobre o que significa a possibilidade de aborto para as vítimas do vírus e também sobre as possibilidades de mudanças sociais que podem vir da pandemia.

Acesse esta entrevista na íntegra no site d’AzMina

Por Helena Bertho

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas