Estudo analisa relação entre o zika e problemas de visão em bebês

17 de julho, 2017

Mais de 58% dos bebês que apresentaram anormalidades oculares são filhos de mães que foram infectadas pelo vírus no primeiro trimestre de gestação.

(Bem Estar, 17/07/2017 – acesse no site de origem)

Uma pesquisa brasileira demonstrou que 58% dos bebês que nascem com problemas de visão possivelmente relacionados à zika são filhos de mães infectadas no primeiro trimestre de gravidez.

Leia mais: Bebês com vírus da zika podem desenvolver problemas de visão (Bom Dia Brasil, 18/07/2017)

A pesquisadora Andrea Zin, do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz), no Rio de Janeiro, analisou 112 filhos de mães que contraíram o vírus. Os bebês foram examinados até completarem um ano de idade por uma equipe médica, incluindo um oftalmologista.

Entre essas crianças, apenas 20 desenvolveram a microcefalia; 31 delas apresentaram anomalias no sistema nervoso central (SNC); e 61 não apresentaram qualquer modificação no SNC.

Com relação às mães, 32 foram infectadas no primeiro trimestre da gravidez; 55 no segundo trimestre; e 25 no terceiro trimestre.

A pesquisa concluiu que há uma relação entre a infecção pelo zika e o desenvolvimento de anomalias que causam problemas de visão. Veja os resultados:

zika visão VE (Foto: Arte/G1)

Os autores do estudo afirmam, no entanto, que é importante investigar se todos os problemas de visão apresentados têm relação confirmada com a infecção por zika durante a gestação.

“Todos os bebês com potencial exposição ao vírus da zika devem ser submetidos a exames de visão, independente das anormalidades do Sistema Nervoso Central, tempo de infecção materna pelo vírus ou confirmação laboratorial”, avaliou o artigo.

Carolina Dantas

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas