Lacen realiza 2.657 exames para zika vírus e chikungunya

09 de junho, 2016

(G1/SE, 09/06/2016) Dos casos examinados, 1.982 foram de chikungunya e 675 de zika vírus. Exames são realizados desde o início do ano.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) informou nesta quinta-feira (9) que realizou 2.657 análises para diagnóstico laboratorial do zika Vírus e chikungunya até a primeira semana de junho.

Segundo o laboratório, os exames vêm sendo realizados desde o início do ano e foram feitos com amostras coletadas em 66 municípios. O tempo médio para disponibilizar o resultado é de até quinze dias.

Conforme dados do laboratório de biologia molecular do Lacen, deste total, 1.982 foram para chikungunya, sendo que 820 apresentaram resultado positivo. Das 675 para o Zika Vírus, 24 deram positivas.

Amostras são preparadas para realização das primeiras análises na biologia molecular (Foto: Ascom/SES)

Amostras são preparadas para realização das primeiras análises na biologia molecular (Foto: Ascom/SES)

De acordo com o farmacêutico e bioquímico Cliomar Alves, os resultados são retirados na própria unidade de saúde dos municípios de residência dos pacientes.

“O usuário não precisam se deslocar até o Lacen para coletar o material utilizado para o exame e nem para pegar os resultados. Os postos de saúde nos municípios são os responsáveis pela coleta do sangue, o preenchimento das fichas epidemiológicas, o cadastro e o envio das amostras ao Lacen, em Aracaju”, destaca.

O Lacen afirma que quando as amostras chegam ao Laboratório Central são realizados dois tipos de exames: sorologia para chikungunya e dengue, e o método utilizado por biologia molecular, pela técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em tempo real para dengue, chikungunya e zika.

“O tipo de metodologia utilizada depende do início dos sintomas. Em pacientes com sintomas acima de sete dias serão realizados exames sorológicos para Dengue e Chikungunya. Abaixo desse período, realizamos PCR em tempo real”, detalhou Cliomar Alves.

Acesse o site de origem: Lacen realiza 2.657 exames para zika vírus e chikungunya (G1/SE, 09/06/2016) 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas