Planos de saúde não estão cobrindo teste da zika, reclamam pacientes

18 de julho, 2016

(G1/Bom dia Brasil, 18/07/2016) Todos os planos estão obrigados a realizar diagnóstico em gestantes, em bebês de mães infectadas pelo vírus e recém-nascidos com malformação.

Pacientes reclamam que os planos de saúde não estão cobrindo os exames para detectar o vírus da zika na rede conveniada de laboratórios. Desde o início deste mês, todos os planos estão obrigados a fazer esse exame em gestantes, em bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus e recém-nascidos com malformação.

A técnica de enfermagem Ana Christina espera ansiosa pela chegada do Pedro.
Os seis meses de gravidez foram muito felizes. Mas às vezes surge uma ponta de  preocupação por causa da zika. “Usava roupa mais comprida e repelente em algumas áreas”, conta Ana Christina.

Para saber se poderia fazer o exame que detecta a zika, ela ficou quase uma hora no telefone. O laboratório informou que o plano de saúde não autorizava.

Desde o dia seis de julho, todos os planos estão obrigados a realizar o diagnóstico em gestantes, em bebês filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus e recém-nascidos com malformação. Passam a ter cobertura três tipos de exame: PCR, indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o IGM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IGG, para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.

Insatisfeita com a resposta do laboratório, a Ana ligou para o plano. A telefonista fez várias consultas.

Ana Christina: Então eu posso ir lá direto e fazer o exame que não tem problema né?
Telefonista: Para o IGG e o IGM vírus da zika. responde a telefonista
Ana Christina: Tá bom.

Só que o laboratório indicado pelo plano também disse não.

Telefonista: Esse exame nós realizamos, Ana Christina, só que não tem cobertura pelo convênio.

A determinação para que os planos de saúde ofereçam o exame foi dada em função de que a zika, hoje, é uma emergência de saúde pública no mundo todo. Assim como a Ana Christina, grávidas de todo o Brasil já descobriram que muitos planos ainda não se adaptaram às novas regras. Telefonamos para laboratórios em São Paulo.

Telefonista: Este plano não dá cobertura para este exame. Nós damos atendimento para esse plano, só que para esse exame, em específico, ele não dá cobertura.

Em Cuiabá.

Bom Dia Brasil: Vocês estão fazendo teste de zika pelo convênio?
Telefonista: Não, somente no particular.

E ouvimos as mesmas respostas também em Manaus, Fortaleza e Salvador.

Ao contrário do que mostrou a reportagem, a Associação Brasileira de Planos de Saúde assegura que a nova regra está, sim, sendo respeitada. “Os planos têm plena consciência de que eles têm que cobrir, de que eles têm que dar este exame a todos os seus beneficiários desde que estejam preenchidos os requisitos”, disse Pedro Ramos, diretor da Abramge.

A Agência Nacional de Saúde disse que as operadoras de planos de saúde podem ser multadas. “Em caso de não cumprimento da norma, nós estamos monitorando esses casos e se realmente for identificado que a operadora negou esse procedimento, a operadora é multada, tem uma sanção de R$ 80 mil”, diz Karla Santa Cruz Coelho, diretora de Normas e Habilitação de Produtos da ANS.

Acesse o site de origem: Planos de saúde não estão cobrindo teste da zika, reclamam pacientes (G1/Bom Dia Brasil, 18/07/2016) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas