Semsa investiga caso de microcefalia de bebê nascida em Manaus

22 de junho, 2016

(G1/AM, 22/06/2016) Pasta aguarda resultados para averiguar se caso tem relação com zika. Mãe contraiu vírus durante gravidez.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) investiga um caso de microcefalia de um bebê do sexo feminino, nascido no dia 20 de junho na Maternidade Balbina Mestrinho. A pasta aguarda o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen) para averiguar se a microcefalia da criança tem relação com o vírus da zika.

A mãe contraiu zika durante a gravidez e foi acompanhada na Unidade Básica de Saúde Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, que é o Serviço de Referência Obstétrica da Prefeitura de Manaus para gestantes que tiveram a doença.

A mãe tem 21 anos, mora no bairro Zumbi (zona Leste) e teve o bebê prematuro, com 29 semanas. “Durante a gravidez, na ultrassom já foi detectada a microcefalia por profissionais de saúde e a mãe teve todo o acompanhamento com pré-natal, psicólogos e assistente social, e orientação com equipe multiprofissional sobre parto, nascimento, puerpério e puericultura, assistência psicossocial com ênfase para a estimulação desta detecção precoce da microcefalia e a possível relação com o zika, já que a doença foi confirmada na mãe”, explicou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A gestante continuará sendo acompanhada no puerpério (durante 45 dias após o parto) com os profissionais da UBS Nilton Lins. O bebê será assistido também nos espaços exclusivos que a prefeitura criou para o acolhimento nos Ambulatórios de Seguimento do Bebê de Alto Risco, com pediatras e enfermeiros, agendamento de consultas e exames especializados, com prioridade.

Os ambulatórios realizam entre seis a 18 consultas por mês, nas nove unidades disponíveis. São duas na zona Leste – as UBSs Amazonas Palhano e Geraldo Magela -; três na zona Norte – UBSs Armando Mendes, Áugias Gadelha e Sálvio Belota -; duas na zona Oeste – UBSs Deodato de Miranda Leão e Leonor de Freitas -; e duas na zona Sul – UBSs São Francisco e Lourenço Borghi.

O Informe Epidemiológico do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), divulgado nesta quarta-feira, 22, pela Semsa, apontou que Manaus tem 4.904 casos notificados de zika vírus, com 1.669 confirmados, 2.485 descartados e 750 permanecem em investigação. Grávidas são 963 notificadas, com 288 confirmações e 516 com a doença descartada e 159 estão em investigação. Dezenove bebês foram notificados com microcefalia em Manaus, com um caso confirmado por infecção por zika, quatro que não têm relação com a doença, quatro casos descartados e dez em investigação.

O número de denúncias do Disque Saúde (0800 280 8 290) chegou a 4.893, sendo que 4.519 locais já foram vistoriados. A Semsa já inspecionou também, por meio da Vigilância Sanitária do Município (Visa Manaus), 1.426 locais, dos quais 111 foram autuados. A Semsa também implantou 1.689 Brigadas de Combate ao Aedes, com 8.902 pessoas capacitadas.

Acesse o site de origem: Semsa investiga caso de microcefalia de bebê nascida em Manaus (G1/AM, 22/06/2016) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas