Suzano registra 8 notificações de zika vírus em 2016, diz Prefeitura

22 de junho, 2016

(G1, 22/06/2016) Segundo a administração municipal, não há casos confirmados.
Santa Isabel é único município do Alto Tietê com confirmações.

Suzano registrou em 2016 oito notificações de suspeita de zika vírus, segundo a Prefeitura, mas nenhum caso foi confirmado ainda. Em 2015 haviam sido duas notificações, ambas descartadas. A administração municipal não detalhou se em algum caso suspeito a paciente é gestante. O G1 fez um levantamento em todas as cidades nesta terça-feira (21). No Alto Tietê, Suzano é a cidade com maior número de notificações.

Em Arujá, segundo a Prefeitura, foram 3 e duas delas já foram descartadas. No terceiro caso a Secretaria de Saúde aguarda os resultados. Em janeiro, a Prefeitura informou que foi notificada pelo Estado de que um caso de microcefalia poderia ter relação com o zika vírus.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus da zika e febre chikungunya (Foto: Junior Silgueiro/Gcom-MT)

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, vírus da zika e febre chikungunya (Foto: Junior Silgueiro/Gcom-MT)

Santa Isabel é a única cidade da região com casos confirmados: um importado em 2015 e outro autóctone em 2016.A paciente é uma gestante de 33 anos que mora no bairro Cruzeiro.

A Prefeitura de Santa Isabel informou que a paciente fez acompanhamento na Santa Casa da cidade e passa bem. De acordo com a administração municipal, na última ultrassonografia realizada não ficou evidente má formação congênita, um sinal de microcefalia, e a gestação transcorre normalmente.

Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis, Guararema, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba informaram que não houve notificações neste ano e nem no ano passado. O G1 aguarda retorno de Poá e Biritiba Mirim.

Zika vírus
O zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, tem provocado intensa mobilização das autoridades de saúde no país. Enquanto a doença costuma evoluir de forma benigna – com sintomas como febre, coceira e dores musculares – o que mais preocupa é a associação do vírus com a microcefalia.

Como ocorre a transmissão?
Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, o zika também é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da doença provocada pelo zika vírus são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução da doença costuma ser benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias. O quadro de zika é muito menos agressivo que o da dengue, por exemplo.

Como é o tratamento?
Não há vacina nem tratamento específico para a doença. Segundo informações do Ministério da Saúde, os casos devem ser tratados com o uso de paracetamol ou dipirona para controle da febre e da dor. Assim como na dengue, o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina) deve ser evitado por causa do risco aumentado de hemorragias.

Qual é a relação entre o zika e a microcefalia?
A relação entre zika e microcefalia foi confirmada pela primeira vez no mundo no fim de novembro pelo Ministério da Saúde brasileiro. A investigação ocorreu depois da constatação de um número muito elevado de casos em regiões que também tinham sido acometidas por casos de zika.

Acesse o site de origem: Suzano registra 8 notificações de zika vírus em 2016, diz Prefeitura (G1, 22/06/2016) 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas