Tomas Berdych, nº 8 do tênis, alega medo de zika e desiste da Rio-2016

16 de julho, 2016

(O Globo, 16/07/2016) Tcheco é o terceiro nome top 10 do tênis a citar vírus para abrir mão da Olimpíada.

O tenista tcheco Tomas Berdych, número 8 do ranking mundial, anunciou neste sábado que não participará dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio. Berdych citou o temor de um contágio com o vírus zika para justificar a decisão, tornando-se o terceiro nome top 10 do tênis a desistir da Rio-2016 por esse motivo.

Na sexta-feira, o canadense Milos Raonic, atual vice-campeão de Wimbledon e nº 7 do mundo, e a romena Simona Halep, quinta colocada no ranking feminino, haviam alegado medo de zika para abrirem mão de participar da Olimpíada de 2016.

Thomas Berdych, oitavo melhor tenista do mundo na atualidade, é o terceiro nome top 10 a desistir da Rio-2016 alegando medo de zika – LEON NEAL / AFP

– Foi uma decisão difícil que eu tomei depois de uma longa discussão com pessoas mais próximas. (A desistência) É por conta da disseminação do vírus zika no país-sede da Olimpíada – afirmou Berdych.

Outra ausência significativa no tênis na Olimpíada de 2016 será a bielorrussa Victoria Azarenka, nº 6 do mundo, que anunciou neste sábado que está grávida e, por isso, não viajará ao Rio para competir.

O vírus zika foi justificativa usada por atletas de outras modalidades, principalmente por golfistas, para desistirem de participar da Olimpíada do Rio. No caso do golfe, as desistências podem ter relação com outros motivos, como um descontentamento dos atletas pela falta de premiação significativa na Olimpíada.

FEDERAÇÃO TRANQUILIZA ATLETAS

Um estudo publicado na sexta-feira pela revista americana “Science” reforçou a tese do governo brasileiro e dos organizadores dos Jogos, de que o risco de contrair zika durante a Rio-2016 é pequeno. O presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), David Haggerty, tratou de tranquilizar os atletas após as desistências:

– Compreendemos e respeitamos as preocupações que cercam o vírus da zika, mas o COI garantiu que foram tomadas todas as precauções para limitar os riscos aos atletas, juízes e torcedores. Não há nenhum motivo, neste momento, para anular ou adiar os jogos do Rio – afirmou Haggerty.

Por O Globo, com agências internacionais

Acesse o site de origem: Tomas Berdych, nº 8 do tênis, alega medo de zika e desiste da Rio-2016 (O Globo, 16/07/2016)

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas