Viva Maria: Dream Team do Passinho estimula protagonismo jovem contra o Zika

12 de julho, 2016

(Rádio Agência Nacional, 12/07/2016)Dia Mundial da População, criado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e comemorado nessa segunda-feira (11) traz como tema este ano o combate ao Zika Vírus. Desta vez, as discussões estão relacionadas ao protagonismo dos jovens na promoção da saúde – em especial das adolescentes. O local escolhido para o lançamento da campanha foi o Adolescentro, unidade de atendimento de jovens ligada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Ouça abaixo o aúdio da matéria

Numa grande “roda de conversa”, foram discutidas questões prioritárias para meninas na faixa etária dos 10 aos 19 anos, como educação de qualidade, saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento de habilidades para a vida e construção de autonomia e resiliência. O representante do fundo no Brasil, Jaime Nadal, explicou que os jovens respondem de forma bastante positiva às informações que recebem sobre prevenção e cuidados com a saúde.

Para promover o uso de preservativo como forma de prevenir a transmissão do Zika, o UNFPA e o grupo de funk carioca Dream Team do Passinho fizeram uma parceria musical para pedir “Mais Direitos, Menos Zika”.

Inspirados em histórias de mães adolescentes infectadas, e daquelas cujos filhos nasceram com microcefalia, os artistas criaram uma canção para explicar que a epidemia do vírus Zika resulta de desigualdades sociais no acesso a serviços de saúde, em especial de saúde sexual e reprodutiva.

A pesquisadora da Universidade de Brasília Gina Vieira Ponte de Albuquerque acredita no potencial do Dream Team do Passinho para divulgar essa mensagem: “eles são uma meninada jovem, empoderada, que se coloca como protagonista. Eles vão longe!

Apresentação Mara Régia

Acesse o site de origem: Viva Maria: Dream Team do Passinho estimula protagonismo jovem contra o Zika (Rádio Agência Nacional, 12/07/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas