Viva Maria: Extensão dos danos causados pelo vírus Zika é maior do que o previsto

08 de junho, 2016

(Radioagência Nacional, 08/06/2016) O Ministério da Saúde acabou de divulgar os novos números de microcefalia. Estão confirmados 1.551 casos e outras alterações do sistema nervoso, que sugerem infecção congênita em todo o país.

Outra notícia importante diz respeito aos Planos de saúde que desde a última segunda-feira estão obrigados a cobrir exames para a detecção do vírus Zika. A medida é uma determinação da Agência Nacional de Saúde Complementar, a ANS, e já foi publicada no Diário Oficial da União. Portanto, cumpra-se.


Dito isso, gostaria de lembrar a toda nossa audiência que há pouco mais de um mês Viva Maria com Saúde entrevistou o professor, doutor Thomaz Gollop, livre-docente em Genética Médica da Universidade de São Paulo (USP), que havia acabado de marcar sua participação no  9º Seminário Nacional A Mulher e a Mídia, realizado pelo Instituto Patrícia Galvão, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de abril, com um alerta contundente. Na ocasião, ele disse:

“Nós estamos iludindo as mães que têm crianças com as sequelas do vírus Zika porque o quadro neurológico é extremamente grave. Dizer para essas mulheres fazer fisioterapia, fonoaudiologia é enganá-las, porque o resultado prático vai ser muito pequeno. São crianças com déficit intelectual muito acentuado, pelo menos em alguns casos. Claro que cada caso tem que ser avaliado isoladamente e nós não temos direito de falar em implicações neurológicas sem examinar cada criança, mas o risco de alterações graves é muito grande”.

Em sintonia com as palavras do doutor Thomas Gollop, a Organização Mundial de Saúde (OMS) acabou de admitir que as evidências de uma nova síndrome congênita já são incontestáveis.

Tanto assim, que a OMS na pessoa de Margaret Chan que é diretora Geral da Organização fez um apelo publicado pela Agência de Notícias Patricia Galvão. A matéria é da jornalista Marina Pita que conversa com a gente sobre os principais pontos de sua entrevista com a diretora Margaret Chan.

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Acesse no site de origem: Viva Maria: Extensão dos danos causados pelo vírus Zika é maior do que o previsto (Radioagência Nacional, 08/06/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas