México registra 201 casos de zika no país, 48 deles envolvendo gestantes

05 de abril, 2016

(G1/Bem Estar, 05/04/2016) País emitiu alerta de que nº pode aumentar com calor e chuvas de abril. Saúde desenvolve ação para evitar a propagação do mosquito transmissor.

O México anunciou nesta segunda-feira (4) que o país já registra um total de 201 casos de pacientes infectados com o vírus da zika, dos quais 48 são mulheres grávidas, de acordo com dados da Secretaria de Saúde, que também emitiu um alerta de que este número pode aumentar consideravelmente com a chegada do calor e do período de chuvas de abril.

O relatório apresentado mostra um aumento de 9,8% com relação aos números revelados no documento emitido no dia 28 de março, quando foram reportados 183 casos, assim como um aumento de 14,3% nos casos de gestantes infectadas, que passaram de 42 para 48.

O Sistema de Monitoramento Epidemiológico do México indicou que 11 estados do país reportaram casos da doença, sendo que Chiapas e Oaxaca são os que apresentam o maior número de pacientes, com 102 e 79 respectivamente.

Dos 48 casos confirmados de grávidas com zika, 33 estão em Chiapas, 13 em Oaxaca e dois em Veracruz.

O México registrou seu primeiro caso autóctone de zika em novembro e, desde então, o número de infectados teve um crescimento lento.

O vírus da zika, assim como os da febre chicungunha e da dengue, é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e a Secretaria de Saúde do México desenvolve um trabalho de educação para que as pessoas saibam como evitar a propagação dos insetos.

Da EFE

Acesse no site de origem: México registra 201 casos de zika no país, 48 deles envolvendo gestantes (G1/Bem Estar, 05/04/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas