Rosa Weber alega questões processuais ao negar pedido de aborto

29 de novembro, 2017

Estudante, de 30 anos, afirmou que mais uma gravidez colocaria em risco não apenas seus planos, mas o sustento de toda família

(Band Notícias, 29/11/2017 – acesse no site de origem)

Veja a íntegra da decisão

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), alegou questões processuais ao negar pedido de medida liminar apresentado por uma estudante de 30 anos que desejava interromper a gravidez.

Com dois filhos e trabalhando com um contrato temporário até fevereiro, a estudante Rebeca Mendes da Silva Leite, de 30 anos, alegou problemas financeiros para solicitar o direito ao aborto ao STF. Grávida de seis semanas, ela diz não ter condições econômicas e emocionais de levar a gestação adiante.

Leia mais: 
Rosa Weber nega liminar para grávida que queria fazer aborto (Poder 360, 29/11/2017)
Rosa Weber nega pedido de grávida para abortar (O Globo, 28/11/2017)
16 perguntas para entender o pedido de aborto legal de Rebeca Mendes ao STF (HuffPost Brasil, 25/11/2017)
Grávida que pediu aborto ao STF recebe apoio na web (Marie Claire, 24/11/2017)

Em uma decisão de pouco mais de duas páginas, Rosa dedicou sete linhas à análise do pedido de Rebeca.

Pedido negado

“O pedido de concessão de medida cautelar de urgência individual referente à Rebeca Mendes Silva Leite, por sua natureza subjetiva individual, não encontra guarida no processo de arguição de descumprimento de preceito fundamental, que serve como instrumento da jurisdição constitucional abstrata e objetiva”, escreveu a ministra, em decisão assinada na última sexta-feira, 24.

“Com fundamento na justificação exposta, indefiro os pedidos formulados na petição 70681/2017″, concluiu Rosa.

Em entrevista publicada no jornal O Estado de S. Paulo na última quinta-feira, 23, Rebeca disse que não teria dificuldade em recorrer a um procedimento clandestino, porém, nunca havia cogitado esta possibilidade. “Não quero ser mais uma mulher que morre em casa depois de hemorragia ou em uma clínica clandestina, e depois é jogada na rua. Ou, ainda, ser presa”, afirmou. “Quero viver com meus lhos, com saúde e segurança”, completou a estudante.

Cursando o 5º semestre de Direito numa faculdade, numa bolsa do Prouni, Rebeca armou que uma gravidez agora colocaria em risco não apenas seus planos, mas o sustento de toda família.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas