08/08/2013 – Unaids convida SEPPIR para fortalecer campanha contra Aids

08 de agosto, 2013

(Seppir) Mais de 34 milhões de pessoas no mundo estão contaminadas pelo vírus da Aids. Com o objetivo de sensibilizar e unir o público da Copa Fifa do Mundo 2014 para a gravidade e as possibilidades de prevenção e tratamento da doença, o Unaids – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids vai realizar a campanha ‘Proteja o Gol’. Ontem (07/08), representantes da entidade tiveram uma audiência com a ministra Luiza Bairros (Igualdade Racial) em busca de apoio para iniciativa.

O grupo, liderado pelo diretor Regional para América Latina da Unaids, César Núñez, informou que o lançamento internacional da campanha será no dia 13 de dezembro, em Salvador-Bahia.

“A ideia é utilizar o esporte e a cultura para fortalecer a ação de combate à Aids e unir o mundo contra a doença”, afirmou o oficial da Unaids, Djibril Diallo. Ao explicar as possibilidades de apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), a representante do escritório da entidade no Brasil, Adele Benzaken, disse que a campanha deverá incluir a veiculação de peças de comunicação e a oferta de serviços fixos e itinerantes com destaque para os segmentos mulher e juventude.

“Já temos uma parceria com a Unaids, na área de saúde da população negra, que rendeu experiências produtivas, incluindo um grande seminário. E essa é uma campanha muito importante também, que acho bem significativo ser lançada na Bahia”, afirmou a ministra Luiza Bairros. A chefe da SEPPIR disse ainda que o vírus da Aids não reconhece pertencimento de classe social, nem racial, e que, portanto, as peças da campanha devem retratar toda a diversidade étnico-racial do país.

Conferência – A comitiva aproveitou a oportunidade para convidar a ministra a integrar a SEPPIR nos esforços pela participação do Brasil na Conferência de Jovens sobre o tema Emprego, que acontecerá no próximo ano em Dakar, capital e maior cidade do Senegal, na península do Cabo Verde. “Será uma oportunidade de diálogo entre a juventude de mais de 40 países africanos com a juventude negra da Diáspora”, explicou Diallo, que convidou a ministra para participar do ‘Diálogo entre gerações’, uma das atividades programadas para o evento.

O Secretário-Executivo da SEPPIR, Giovanni Harvey, a Secretária-Adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães, e a Chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Olívia Santana, também participaram da audiência.

Unaids

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) é uma parceria inovadora que encoraja, mobiliza e apoia os países para alcançar o acesso universal à prevenção, tratamento e cuidados no que concerne ao HIV. Reúne os recursos do Secretariado do UNAIDS e de dez Organizações do Sistema ONU (as Agências Co-patrocinadoras) em esforços coordenados e especializados para unir o mundo contra a Aids.

Criado em 1994, por uma resolução do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc) e lançado em janeiro de 1996, o Unaids é guiado por uma Junta de Coordenação de Programas (PCB), com representantes de 22 governos de todas as regiões geográficas, além das Agências Co-patrocinadoras (Acnur, Banco Mundial, OIT, OMS, PMA, PNUD, Unesco, Unfpa, Unicef e UNODC) e do Secretariado do Unaids e cinco representantes de organizações não-governamentais, incluindo associações de pessoas vivendo com HIV.

Acesse o PDF: Unaids convida SEPPIR para fortalecer campanha contra Aids (Seppir, 08/08/2013)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas