Três mulheres são esfaqueadas em passeata feminista no Chile

27 de julho, 2018

Ataques de agressores encapuzados ocorreram durante manifestação pelo aborto livre

(El País, 26/07/2018 – acesse no site de origem)

Três mulheres foram esfaqueadas na noite de quarta-feira em Santiago durante a marcha feminista organizada em nível nacional para pedir “aborto livre, legal, gratuito e seguro”. Os agressores, ainda não identificados, agiram encapuzados e em grupo quase no final da manifestação, que contou com a participação de 50 mil pessoas, segundo os vários grupos feministas que organizaram a mobilização. As vítimas, feridas, não correm risco de vida.

O ataque provocou o repúdio imediato dos principais líderes políticos e a decisão do Governo de Sebastián Piñera de entrar com uma ação contra os responsáveis pelos atos “abomináveis” que ocorreram durante a marcha feminista. “Teremos tolerância zero com esses atos de violência, principalmente com aqueles que tentam silenciar a voz de quem pensa diferente”, disse Karla Rubilar, intendente (governadora) de Santiago. Cecilia Pérez, porta-voz de um Governo que não apoia a reivindicação em favor do aborto livre, declarou que “nada justifica a agressão contra pessoas que pensam de maneira diferente”.

A ex-presidente Michelle Bachelet reagiu pelo Twitter: “Repudio profundamente os violentos ataques contra três mulheres que participaram ontem à noite da marcha pelo #AbortoLivre no Chile. Esse tipo de intimidação dos movimentos sociais lembra os piores anos da ditadura e são inaceitáveis em um país democrático.” A socialista,  cujo Governo descriminalizou o aborto em três casos – malformação, risco de vida para a mãe e estupro –, encorajou suas compatriotas a continuar avançando em seus direitos reprodutivos. “A todas as meninas que participaram pacificamente da manifestação: Não desistam desta luta pelos direitos fundamentais!”, escreveu a ex-diretora da ONU Mulheres.

A Mesa de Ação pelo Aborto no Chile, um dos organizadores da marcha, disse em um comunicado que o que aconteceu “não foi um desentendimento, mas um ataque deliberado contra as mulheres que estavam na manifestação”. “Esses atos de violência comprovam mais uma vez a vulnerabilidade a que estamos expostas no Chile, apenas por nos agruparmos e exigir nossos direitos fundamentais”, escreveu o grupo composto por organizações de mulheres, feministas e pró-direitos sexuais e reprodutivos.

Na marcha houve contra-manifestações, algumas organizadas pelo Movimento Social Patriótico, um grupo autodefinido como “nacionalista, independente e antiditadura gay” e na noite passada, por exemplo, pintou uma rua de vermelho em repúdio ao aborto. Através das redes sociais, as mulheres mostraram a fotografia de um cartaz que propunha a “esterilização gratuita para as feministas”. Para Macarena Castañeda, porta-voz da Mesa de Ação pelo Aborto Livre, as feministas não permitirão que “ações fascistas” as intimidem em sua luta legítima.

A marcha pelo aborto livre, que lançou no país o uso do lenço verde, símbolo das lutas latino-americanas pelos direitos das mulheres, foi realizada quase três meses depois de uma nova onda feminista ter explodido no Chile. Teve início nas universidades e foi liderada por mulheres jovens, que foram a ponta de lança de um movimento transversal que começou a defender mudanças no funcionamento do Estado, das universidades, da mídia e de uma longa lista de instituições. O Governo, em meio às novas exigências, anunciou uma lista de medidas para corrigir as disparidades de gênero, incluindo uma mudança na Constituição.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas