Veja o que pensam candidatos à Presidência sobre aborto

14 de julho, 2014

(UOL, 14/07/2014) Com o início da campanha eleitoral, temas controversos passaram a fazer parte do debate político e os candidatos são instados a todo momento a se posicionar sobre polêmicas.

A redação do UOL compilou opiniões de dez dos 11 candidatos à Presidência da República sobre alguns assuntos acalorados, como a descriminalização da maconha, do aborto e o ensino religioso obrigatório.

Leia mais: Tema polêmico, resposta conservadora (O Estado de S. Paulo, 16/07/2014)

Os candidatos também foram questionados sobre a redução da maioridade penal, o fim da reeleição, a ampliação do Bolsa Família, a diminuição do número de ministérios (clique aqui para ler as respostas a estes assuntos) e aspectos da economia como a reforma tributária, a meta de inflação ideal e a independência do Banco Central (clique aqui para ler as respostas a estes assuntos).

As respostas foram colocadas em ordem alfabética pelo nome do candidato. O candidato Rui Costa Pimenta (PCO) ainda não havia respondido à solicitação de entrevista até a publicação desta reportagem.

Descriminalização do aborto

  • Aécio Neves (PSDB) 

    É contra. “Sou a favor da legislação atual, sem mudanças”, afirmou o tucano em entrevista a uma revista em junho de 2013

  • Dilma Rousseff (PT) 

    É contra. “Defendo a manutenção da legislação atual sobre o assunto”, afirmou em 2010, quando era candidata ao Planalto

  • Eduardo Campos (PSB) 

    É contra. Considera a legislação adequada e não vê razões para seja alterada a lei. “Como cristão, cidadão e pai de cinco filhos, minha vida já responde à pergunta”, disse em entrevista em uma missa em Aparecida (SP) em abril

  • Eduardo Jorge (PV) 

    É a favor. Defende a legalização do aborto, estabelecendo regras e limites de idade gestacional. “Não estimulamos a prática do aborto, pois ele sempre é traumático para a mulher… Porém, não podemos ignorar essa realidade de muitas mulheres que por algum motivo recorrem a ele a cada ano. Não concordamos em criminalizá-las”, diz o programa de governo do PV

  • Eymael (PSDC) 

    É contra. “A posição da democracia cristã é a manutenção das três hipóteses que hoje existem [para o aborto]: o estupro, o perigo de vida [para a mulher] e o feto destituído de cérebro”

  • José Maria (PSTU) 

    A favor

  • Levy Fidelix (PRTB) 

    Contra. “Sou a favor que a legislação permaneça como está. Hoje é permitido fazer aborto em casos de anencefalia, risco de vida [à mãe]. No caso de estupro, não. Violenta o moral dela, mas não [pode] matar a criança”

  • Luciana Genro (PSOL) 

    A favor. “Eu vejo que a gente precisa descriminalizar, para quê? Para acabar com essa hipocrisia e possibilitar uma discussão franca sobre o tema da maternidade, da contracepção”

  • Mauro Iasi (PCB) 

    É favorável. “O aborto é um direito da mulher. Dessa forma, ele deve ser realizado na rede pública de saúde”

  • Pastor Everaldo Pereira (PSC) 

    É contra. “Defendo os princípios cristãos, defendo a vida a partir da concepção, e sou a favor de todas as leis civis e penais que defendam o direito à vida. A criminalização do assassinato de vida intrauterina é tão importante quanto a criminalização do assassinato de vida extrauterina. As exceções que hoje constam no direito brasileiro já são mais do que suficientes para regular a questão”

Acesse no site de origem: Veja o que pensam candidatos à Presidência sobre aborto (UOL, 14/07/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas