Vírus zika também pode provocar mielite, grave doença neurológica

08 de março, 2016

(O Globo, 08/03/2016) Estudo foi feito de acordo com um caso estabelecido em Guadalupe, no Caribe

O vírus zika, cuja ligação já foi estabelecida com a microcefalia e a síndrome neurológica de Guillain-Barré, também pode causar uma grave doença que atinge a medula, chamada mielite aguda, de acordo com um caso estabelecido em Guadalupe, no Caribe.

Leia mais: 
OMS alerta para resistência do Aedes aegypti a inseticidas (O Globo, 09/03/2016)
Além do Aedes aegypti, outros dois mosquitos podem ser infectados por zika (UOL, 09/03/2016)
Transmissão da zika por via sexual pode ser mais comum, indica OMS (Folha de S. Paulo, 08/03/2016) 

“Este é o primeiro caso publicado com evidências da relação (entre o zika e a mielite), devido à presença do vírus no fluido cerebrospinal (da paciente) nove dias após o aparecimento dos sinais clínicos”, declarou Annie Lannuzel, pesquisadora do Inserm, nesta terça-feira à AFP. O trabalho da pesquisadora foi publicado na revista The Lancet.

A velocidade com que o zika se propaga e a associação com casos de microcefalia fizeram a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerar a epidemia explosiva. Especialistas dizem que há motivo para preocupação, mas não para pânico.

O zika tem se mostrado muito menos letal que a dengue, que mata entre 25 mil e 50 mil pessoas por ano no mundo. Pois, a infecção por zika é assintomática ou branda na maioria dos casos. Porém, a doença já está instalada no Brasil e para combatê-la é essencial erradicar o mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Para isso, é fundamental que a população colabore.

Acesse o PDF: Vírus zika também pode provocar mielite, grave doença neurológica (O Globo, 08/03/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas