Zika causa microcefalia ao afetar divisão celular, afirma estudo americano

29 de agosto, 2016

Especialistas consideram que o vírus da zika poderia ser combatido com medicamentos antivirais que já estão no mercado

(Época Negócios, 24/08/2016 – Acesse no site de origem)

O vírus da zika causa microcefalia em alguns bebês de mulheres infectadas durante a gravidez por desviar uma proteína chave na divisão celular neural do feto em desenvolvimento, segundo um novo estudo publicado nesta quarta-feira pela revista “Cell Reports”.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale, em Connecticut, nos Estados Unidos, concluiu que a zika mata as células-tronco no cérebro e afeta o processo de criação de células cerebrais.

Deste modo, os especialistas consideram que o vírus da zika poderia ser combatido com medicamentos antivirais que já estão no mercado e que poderiam evitar o transtorno no desenvolvimento do sistema nervoso dos fetos.

Os cientistas de Yale provaram que o vírus desvia uma forma da proteína TBK1 de sua principal função, que é organizar a divisão celular da mitocôndria, onde contribui para iniciar a resposta imune.

Com a falta dessa proteína na divisão celular, as células morrem em lugar de formar novas células cerebrais, o que acarreta a microcefalia.

Segundo o estudo, este mecanismo também contribui para a microcefalia associada a outras infecções vírais congênitas.

O “Sofosbuvir”, um medicamento já aprovado nos EUA, mostrou potencial para evitar a infecção do vírus da zika nas células-tronco neurais e para manter a proteína da divisão celular em culturas de laboratório.

Agora é necessário elaborar mais estudos para comprovar a eficácia do remédio como tratamento para o vírus da zika.

“Há uma necessidade urgente de identificar métodos terapêuticos para conter a infecção da zika, sobretudo em mulheres grávidas”, afirmou Marco Onorati, um dos autores do estudo.

“Enquanto isso, esperamos que estas descobertas possam levar a tratamentos que minimizem o dano causado por este vírus”, concluiu.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em 1º de fevereiro deste ano que as más-formações congênitas (sobretudo a microcefalia) e os transtornos neurológicos (Síndrome de Guillian-Barre) ligados ao contágio da zika constituíam uma emergência sanitária de alcance internacional.

O mais alarmante sobre o atual surto de zika, que afeta principalmente à América Latina e o Caribe, é sua vinculação com a microcefalia, condição neurológica em que o crânio e o cérebro dos bebês são menores que o tamanho normal e que pode causar problemas de desenvolvimento.

A zika é um vírus que transmitido pela picada de mosquitos vetores do gênero Aedes, que também transmitem a dengue e a chicungunha, e cujos sintomas são similares, mas mais leves: erupções na pele, febre baixa, dor muscular e das articulações.

Muitas pessoas infectadas com zika não procuram um médico por não apresentarem sintomas ou confundirem estes com os de um resfriado ou uma gripe, o que dificulta o acompanhamento do vírus por parte das autoridades sanitárias.

Por enquanto, não existe nem vacina nem tratamento contra o vírus que foi descoberto na década de 1950 na floresta de Zika, em Uganda, que deu origem ao nome da doença.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas