Grécia tem primeira mulher na chefia do governo

27 de agosto, 2015

(Opera Mundi, 27/08/2015) Presidente da Suprema Corte da Grécia, Thanou fica na chefia de governo até eleição convocada pelo agora ex-premiê Tsipras, marcada para 20 de setembro

A presidente da Suprema Corte da Grécia, Vassiliki Thanou, foi nomeada oficialmente nesta quinta-feira (27/08) como primeira-ministra interina. Com a decisão do presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, ela será a primeira mulher a ocupar a chefia de governo do país.

A indicação da juíza ocorre após uma semana de negociações e de impasse político depois da renúncia do premiê grego, Alexis Tsipras, do partido de esquerda Syriza.

Líder dos magistrados da mais alta instância grega desde 1º de julho, Thanou será responsável por conduzir o governo até as eleições antecipadas, previstas para ocorrer em 20 de setembro.

Thanou é conhecida por ser crítica da austeridade e chegou a se pronunciar contra os cortes de salários de juízes e de outros funcionários e autoridades da corte, reportou a Reuters.

Segundo a Constituição grega, os três maiores partidos representados no Parlamento têm a chance de formar uma coalizão se um premiê renunciar menos de um ano depois de assumir o cargo. Entretanto, nem a legenda de oposição conservadora, Nova Democracia, nem o novo partido de esquerda dissidente do Syriza, Unidade Popular, conseguiram montar governo.

Nascida em 1950, em Cálcis, ela se graduou pela Universidade Nacional de Atenas e se especializou em direito europeu. Casada, possui três filhos e fala fluentemente inglês e francês, informou a agência Ansa.

Acesse no site de origem: Grécia tem primeira mulher na chefia do governo (Opera Mundi, 27/08/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas