‘Movimento feminista é uma resposta ao cenário político atual’, diz pesquisadora

23 de novembro, 2015

(O Globo, 23/11/2015) Flora Daemon é doutora em comunicação e vai comandar um curso na UFF em que serão discutidas questões femininas atuais, como o revenge porn (a divulgação de imagens íntimas por vingança). Ela conversou com Fernanda Pontes.

Por que falar sobre essas questões numa faculdade?

Ser mulher sempre nos exigiu atuar politicamente para sobreviver. O que está acontecendo é que com a tipificação do crime de feminicídio e os debates cada vez mais intensos sobre o direito ao aborto, as vozes femininas ganharam uma projeção maior.

Que assuntos ligados ao feminismo mais interessam aos alunos?

Eles querem mudar a forma como se olha a mulher nesse país. Se há uma proliferação de fotos e vídeos íntimos vazados na internet por namorados e ex-companheiros, há, também, meninas que se reúnem para dar suporte às vítimas, para atuar criminalmente diante desses casos.

Você acha que esse movimento feminista é uma resposta ao cenário político atual?

Sim. Tivemos alguns retrocessos no campo político, sobretudo em função de uma onda conservadora política. A tentativa de dificultar o acesso à pílula do dia seguinte é apenas a faceta mais visível desse processo de culpabilização do corpo e do prazer feminino.

E o papel dos homens nessa discussão?

Temos que mostrá-los que aquela piadinha machista e a cantada teoricamente elogiosa são perversas. Falar sobre a paternidade responsável, sobre corpos femininos plurais. Acho que nessa história, todos estão convidados a pensar e a agir diferente.

Fernanda Pontes

Acesse no site de origem: ‘Movimento feminista é uma resposta ao cenário político atual’, diz pesquisadora (O Globo, 23/11/2015)

Acesse o PDF

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas